De acordo com os dados preliminares, o Grupo Bosch aumentou em 6,2% as vendas em 2014 para 48,9 mil milhões de euros. Após o ajuste do impacto das taxas de câmbio, o crescimento das vendas foi de 7,2%. Os resultados das vendas foram negativamente impactados pelos efeitos das taxas de câmbio, numa quantia de cerca de 500 milhões de euros.
A Bosch também viu um aumento da sua margem de lucros em 2014. De acordo com os dados preliminares, os lucros do Grupo Bosch antes de juros e impostos (EBIDTA), foram cerca de 3 mil milhões de euros, com uma margem EBIDTA de cerca de 6,1%. Estes dados são cerca de um ponto percentual melhores do que o valor de 2013, ajustados por efeito único e extraordinário.
“Apesar das condições económicas desfavoráveis, alcançámos os nossos objectivos em 2014”, afirma Volmar Denner, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GMbH. “A nossa estratégia de inovação está a dar resultados. O sucesso do nosso negócio no ano passado é prova disso. Em 2014, melhorámos a nossa posição no mercado e competitividade em diversas áreas”. Para além disso, a aquisição da BSH Hausgeräte GmbH e a planeada aquisição total da ZF Lenksysteme GmbH vão permitir à Bosch reforçar o seu posicionamento em duas áreas em crescimento, casas inteligentes e condução automatizada.
Na Europa, as vendas do fornecedor de tecnologia e serviços aumentaram cerca de 2% apesar das dificuldades económicas que a região está a atravessar. A 31 de Dezembro de 2014 o Grupo Bosch empregava cerca de 290.000 pessoas, cerca de 9.100 mais colaboradores do que no ano anterior.
Desenvolvimento empresarial em 2014 por área de negócio
De acordo com os dados preliminares, a área de negócio Soluções de Mobilidade – anteriormente Tecnologia Automóvel – cresceu duas vezes mais rápido que o mercado automóvel com o seu abrangente portefólio de componentes, sistemas e serviços. As vendas de Tecnologia de Energia e Construção foram semelhantes ao ano anterior. Em Bens de Consumo, a Bosch teve um 2014 de sucesso com as suas ferramentas eléctricas para profissionais e ferramentas de medição. As vendas totais da área de negócio da Tecnologia Industrial foi inferior a 2013, após o ajustar os dados de vendas de 2013 para efeitos de consolidação, os últimos dados foram ligeiramente superiores.
Aproveitar oportunidades de negócio e encontrar soluções tecnológicas
Nos próximos anos, o Grupo Bosch tenciona aproveitar oportunidades de negócio que se apresentem em áreas como conectividade, automação, electrificação e eficiência energética, bem como através da importância crescente dos mercados emergentes.
“Queremos ter um papel activo na definição das profundas e amplas mudanças do nosso mercado e do ambiente tecnológico, e queremos preparar-nos para um mundo conectado”, afirma Denner. Isto é particularmente verdade no sector das Soluções de Mobilidade. Denner prosseguiu: “Na Bosch, consideramo-nos um fornecedor de soluções de mobilidade do futuro, que vai ser automatizado, conectado e electrificado. O que inclui componentes, sistemas e soluções de software bem como serviços. Combinando a nossa competência em integração de sistemas, isto revela que estamos melhor posicionados que qualquer outra empresa para o desenvolvimento de soluções de mobilidade para os nossos consumidores”.
Ao desenvolver soluções inovadoras, a Bosch dá grande importância ao desenvolvimento local de expertise em mercados emergentes. “Também em 2015, as inovações vão ser os maiores impulsionadores do crescimento das nossas vendas. Desenvolvimentos locais para cada mercado são particularmente importantes”, afirma Denner.
Comentários recentes