5G em Portugal – Um país atrasado na vanguarda da comunicação móvel
Segundo a Altice, há cerca de três anos que o Presidente deste Regulador não mantém qualquer tipo de diálogo com os líderes dos operadores de telecomunicações sobre processos vitais para a estratégia nacional do setor, como é o caso do 5G.
O maior operador nacional refere que passados todo este tempo o regulador vem agora reconhecer o atraso do País e propor a alteração do regulamento para acelerar o fim do leilão, facto que só pode deixar a sociedade portuguesa, em particular, o setor das comunicações eletrónicas estupefactos.

A Altice refere no mesmo comunicado que é importante recordar que, no dia 10 de novembro do ano passado, a operadora começou a alertar para as consequências da apresentação tão tardia do documento do leilão e que tem repetidamente reiterado sobre as graves consequências para o setor e para o País.
Há sete meses já a Altice Portugal disse que o regulamento do 5G favorecia ilegalmente os novos entrantes, criando condições preferenciais quanto a obrigações de cobertura e acentuava as assimetrias regionais já existentes entre a população, através de obrigações de cobertura irracionais e únicas na Europa, que apenas servem os objetivos mediáticos deste Regulador.
Mais, ao longo do último ano, a Altice Portugal advertiu para o facto do atual regulamento em vigor não estar munido de mecanismos de proteção que inviabilizassem os cenários de experimentalismo e amadorismo que temos vivido até hoje.
O comunicado alude também para que se atente ainda à desfaçatez da postura deste Regulador, que veio agora a público tentar, de forma ardilosa e a roçar a má-fé, criticar os Operadores pelos atrasos no Leilão do 5G por estarem a seguir, rigorosamente, as regras do Leilão definidas pela própria ANACOM. Este facto é demonstrativo que, para o atual Regulador, não há quaisquer limites, antes ausência de princípios e valores, numa atuação do “vale tudo”.
Ou seja, o cumprimento escrupuloso das regras do Leilão, por si definidas, é motivo de crítica por parte do Regulador. Esta é a maior autocrítica a fazer neste âmbito. A Altice não entende o que aguardam as entidades competentes para, de uma vez por todas e no melhor interesse do País, da Economia e dos portugueses, promoverem alterações na liderança deste Regulador.
Assim, a Altice refere que esta nova proposta da ANACOM, completamente unilateral, além de ser um reconhecimento dos erros na elaboração do regulamento do leilão, que a própria nunca assume, é contraditória com toda a sua atuação anterior. Isto só demonstra que a Altice Portugal tem razão desde o início deste processo e que este é um verdadeiro flop nacional com consequências gravíssimas para a economia do País
Altice aponta incúria e revela estupefação com comportamento do regulador
A Altice refere que, que é com estupefação que regista a incúria deste Regulador com mais uma proposta de decisão abusiva, contra a qual a Altice Portugal não deixará de se pronunciar por colocar em causa decisões estratégicas, ao longo destes meses, que foram tomadas no quadro das regras constantes do Regulamento do Leilão 5G.
O abalo à estabilidade procedimental é ainda mais censurável tendo em conta o impacto sobre os trabalhadores dos operadores dedicados ao processo uma vez que prevê a obrigatoriedade de 10h de trabalho diário. Este desgaste redobrado que o Regulador impõe agora às equipas é inaceitável, sobretudo no momento em que o leilão do 5G entra na sua fase mais critica.
São 100 dias de atraso para o País e para o que de verdadeiramente importa: o lançamento da nova geração móvel ao serviço da indústria e da revitalização do tecido empresarial e de todos os portugueses. No atual contexto, onde os impactos financeiros são gritantes e já irreversíveis para a indústria, as empresas e o território, devemos todos, aqueles que se preocupam com o futuro, refletir seriamente e preparámo-nos para o perpetuar de um País sem 5G.
Um País onde o lançamento comercial de serviços da nova tecnologia móvel de comunicações poderá ser apenas uma miragem em 2021, adiando esta transformação decisiva para 2022.
Alguém me traduz para miudos o que o texto diz ? Porque sou emigrante e tenho 5g ja la vais alguns meses.
O que se passa em Portugal ?
Tiraram o tapete vermelho á Altice, habituada a ser a empresa de telecomunicações com privilégios a cima das outras concorrentes, que já nao fazem sentido quando já nao é uma empresa da esfera estatal.
Esta má fé que eles se referem vem no sentido de perderem o estatuto de empresa privilegiada e abrir novas portas a nova empresas concorrentes.
De má fé agiu a Altice ao mandar para praça pública o contrato que está a terminar do Siresp, um contrato que termina em plena época alta dos fogos em Portugal, enfim ambas as partes Estado e Altice negoceiam não a pensar no interesse publico mas sim em interesses privados, enfim mais do mesmo que já estamos habituados.
Um desabafo de um mero cidadão sem qualquer interesse politico ou partidário.
loops burocráticos, que fazem com que as empresas a atuar em Portugal não aceitem os termos exigidos pela anacom e que novas operadoras não tenham meios para cumprir com as exigências. Resumindo: A anacom a mais uma vez a fazer asneiras porque não tem a minima noção de como é que funciona aquilo que está a regular.
O que se passa (segundo parece a qualquer observador independente) é que as operadoras incumbentes em Portugal querem continuar o seu cartel, e como tal não querem o 5G nos moldes em que está previsto porque vai trazer novas operadoras, e logo mais competição.
Portanto fizeram um arranjinho entre si, limitando as licitações que fazem ao mínimo possível para o leilão nunca mais acabar… E ficaram chateadas por a Anacom ter alterado as regras para obrigar a licitações de maior dimensão.
Não percebo o frenesim com o 5/6/7/8G quando em Portugal ainda há quem morra por não conseguir ligar para o 112 porque não existe rede 2/3/4G. Portugal é um país pobre. Não se pode dar a Luxos.
Lágrimas de crocodilo, já temos a rede das mais caras da Europa e vêm estes para aqui choramingar.
Para mim o processo está inquinado á partida, porque o regulador tomou a posição de defender os intereces dos Portugueses e não das operadoras e desse modo elas tem feito tudo para atrasar o processo, não é á toa que Portugal tem das comunicações mais caras da Europa, e disso os operadores nada dizem, e quando são abordados com perguntas a respeito, argumentam com desculpas esfarrapadas sem sentido algum, e no caso da Altice eu posso dizer com argumentos que só são a empresa com menos queixas porque raramente atendem e quando atendem fazem o cliente pagar bem a chamada, e resolver os problemas nada, querem sempre fazer do cliente seu empregado quando eles sabem que os seus aparelhos na maioria das vezes é que tem defeito.
Não é bonito desaparecerem a grande maioria dos comentários já feitos, não sei que desculpas dá o site para o ocorrido mas seja ela qual for não credibiliza o site bem pelo contrário, é pena.
Onde? Não desapareceu nada. Seria neste artigo que viu os comentários? Ou teria sido no Pplware, noutro artigo sobre o assunto?