O titã do e-commerce na China, Alibaba, começou a semana a anunciar um investimento de 590 milhões de dólares num fabricante de smartphones, na Meizu. Este investimento “minoritário” não dará o controlo da empresa mas também não foi referido qual o poder que angariou dentro do fabricante.
O Alibaba diz que a Meizu vai “colaborar em ambos os níveis estratégicos e de negócio” em áreas como “comércio electrónico, Internet móvel, sistema operativo móvel, dados e análise”. Além disso, as lojas do Alibaba, Tmall e Taobao, que colectivamente têm 334 milhões de clientes activos, terão um papel fundamental para se tornarem nas Meizu Stores online.

YunOS toma lugar no segmento outrora Android
Um dado curioso, mas nada inesperado, é a referência ao sistema operativo YunOS, o sistema operativo da Alibaba lançado em 2011. Este sistema foi lançado numa grande variedade de telefones de terceiros mas nunca conseguiu tornar-se numa alternativa ao Android.
Em Outubro de 2014, a Alibaba e a Meizu juntaram-se pela primeira vez para fazer uma edição especial do MX4 Meizu que corre o OS da Alibaba, substituindo o Android. Esse smartphone está a ser comercializado na China por 1.799 remimbis, algo como 260 euros.

A cartada no Mobile
Este investimento, feito pela Alibaba na marca Meizu chega depois de outras grandes marcas chinesas estarem também elas a saltar para este marcado. Empresas como a Qihoo, uma super empresa no ramo da segurança na Internet, investiu 400 milhões de dólares na aquisição da fabricante de smartphones Coolpad, e também a Tencent, uma gigante em multimédia online em produtos de segurança e serviços Web, ter feito uma parceria com a Xiaomi.
O mercado chinês está de facto a unir forças, concentrar em grandes grupos uma enormes mercado fragmentado com vista atacar os grandes interesses mundiais, quer dentro da China quer em redor do mundo.
A Meizu foi a primeira fabricante chinesa de telefone a fazer um alarido enorme com vendas estonteantes, o seu brilho, contudo, foi apagado quando a sua arqui-rival Xiaomi cresceu rapidamente para se tornar numa nova gigante no mercado da tecnologia na China. A Meizu está agora a lutar com outras marcas super competitivas, como a Oppo e a OnePlus.
Assim, este ano e depois dos enormes investimentos feitos pela Alibaba em 2014, veremos mais conquista em redor do mundo e no mercado chinês em especial. É o fortalecer da gigante de Jack Ma.
Comentários recentes