No encontro anual IEEE Computer Vision/Pattern Recognition, que decorreu em Ohio, Estados Unidos, os especialistas da Xerox apresentaram soluções que visam “ensinar” os computadores a ser mais humanos, imitando a forma como pensamos.
“A Xerox é pioneira em ensinar computadores a extraírem análises significativas a partir de imagens e vídeos”, disse Raja Bala, cientista da Xerox em Webster, Nova Iorque. “Mas embora tenha havido um progresso significativo nos últimos anos, há ainda uma série de desafios científicos que precisam de ser resolvidos”.
Entre as principais novidades apresentadas, destacam-se as seguintes:
Deteção de envio de SMS durante a condução
O impacto desta prática em termos de sinistralidade rodoviária tem motivado a criação de legislação que restringe cada vez mais a utilização de dispositivos móveis durante a condução.
Os cientistas da Xerox criaram um sistema que recorre às câmaras colocadas nas auto-estradas e que utilizam sistemas de reconhecimento de padrões que permitem detetar quando os condutores estão a enviar SMS.
Transformar os smartphones em assistentes de condução
Outro projeto de visão computacional apresentado pode transformar um smartphone num assistente de condução.
Através de tecnologia de deteção facial, o dispositivo analisa a direção do olhar do motorista, por exemplo, e identifica se o condutor está com a atenção necessária à estrada.

Produzir imagens mais atraentes
Investigadores da Xerox Europa, em parceria com a universidade de Harvard, estão a estudar o que primeiro atrai a atenção das pessoas numa imagem.
Compreender exatamente qual é o elemento mais atraente aos nossos olhos permite prever antecipadamente para onde as pessoas olharão perante uma cena, uma foto ou um jogo.
Projetar perguntas de ‘ouro’ em tarefas complexas crowdsourcing
O crowdsourcing é frequentemente utilizado como um fórum para encontrar pessoas que classifiquem imagens, mas apresenta dificuldades sempre que é preciso recorrer a especialistas em determinados assuntos (como ornitólogos para identificar espécies de pássaros), já que é raro encontrar especialistas com estas características em plataformas de crowdsourcing.
Para ajudar as pessoas que não são especialistas, os centros de pesquisa da Xerox na Europa e Índia criaram um sistema que permite fazer um filtro inicial e propor um limitado número de categorias para escolhas.
O sistema inclui automaticamente as chamadas perguntas de “ouro” para identificar anotadores não confiáveis e garantir a qualidade das classificações.
Comentários recentes