A fabricante japonesa anunciou que alcançou 50% de eficiência térmica com o seu sistema e-POWER de próxima geração. Dez pontos percentuais a mais do que as alternativas do mercado atual.
Nissan apresenta o novo sistema E-POWER com eficiência recorde
Nissan sobe a fasquia para novos patamares
O híbrido elétrico da Nissan Motor não tem medo da concorrência e o crédito vai para o novo sistema e-Power, com o qual a empresa japonesa atingiu um novo recorde de desempenho.
A tecnologia em questão aproveita a combinação de um motor de combustão interna e um elétrico; com a diferença, em relação à maioria dos carros híbridos do mercado, que neste caso a tração é 100% elétrica. O motor a gasolina atua exclusivamente como um gerador elétrico para recarregar continuamente a bateria.
A Nissan conseguiu aumentar ainda mais a eficiência do elemento de aquecimento, superando o valor médio da indústria automóvel em 10 pontos percentuais: 50% contra 40% hoje. Uma melhoria que reduz ainda mais as emissões do modelo elétrico híbrido.
Na procura da neutralidade de carbono ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos até 2050, pretendemos eletrificar todos os novos modelos lançados nos principais mercados até o início de 2030.
A estratégia de eletrificação da Nissan impulsiona o desenvolvimento de motores elétricos e baterias para veículos de alto desempenho.
Referiu Toshihiro Hirai, vice-presidente da Powertrain e EV Engineering.
Para atingir 50% de eficiência térmica, a Nissan desenvolveu um conceito chamado “STARC” (uma sigla para Strong, Tumble, Appropriately stretched, Robust ignition Channel).
A ideia é reforçar o fluxo da mistura ar-combustível no interior do cilindro e na ignição, queimando efetivamente uma mistura mais diluída e com alta taxa de compressão.
Demorou 50 anos para aumentar a eficiência térmica (dos motores convencionais) de 30% para 40%. Mas com o e-POWER, alcançamos 50% num curto período de tempo. Este tem sido o objetivo da nossa equipa de engenharia.
Toshihiro Hirai.
O e-POWER foi introduzido pela primeira vez no Japão em 2016 com o Nissan Note. É baseado na mesma tecnologia de motor 100% elétrico usada no Nissan LEAF para fornecer binário, potência e eficiência.
O sistema é composto por um motor a gasolina com gerador de energia, inversor, bateria e motor elétrico.
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