De acordo com o Barómetro Mundial do Furto na Distribuição no Retalho patrocinado pela Checkpoint Systems, o índice de perda desconhecida em Portugal representou 1,28% das vendas em 2014, mas calcula-se que esta média pode aumentar até 30% durante a campanha de verão. Nas lojas de zonas turísticas, óculos de sol, creme bronzeadores e hidrantes, toalhas, fatos de banho, chinelos e calçado de praia e preservativos são produtos com maior risco de furto no verão. As políticas de prevenção da perda desconhecida nas lojas retalhistas passam uma prova de fogo nestas datas.
A melhoria no consumo interno, a debilidade do euro, o decréscimo do preço de petróleo e a instabilidade no norte de África favorecerão previsivelmente a afluência de turistas em Portugal, que em 2014 representaram 16 milhões de pessoas que gastaram no nosso país 10,4 mil milhões de euros, de acordo com dados do Banco de Portugal, o que representa um incremento de 12,4% face a 2013 – num total de 6% do PIB.
Entre todas as regiões do país, Lisboa e Porto são, no momento as cidades com maior afluência de visitantes, e os turistas são, essencialmente de Espanha, França e Alemanha.
O incremento da afluência de compradores, uma maior mobilidade dos clientes e a exposição acessível dos artigos na loja para captar a atenção dos visitantes são factores que no verão ajudam a incrementar as vendas, mas sem uma estratégia de prevenção da perda, também podem provocar o aumento do furto. Os retalhistas estão a aprofundar cada vez mais estas estratégias para aproveitar ao máximo o efeito económico do turismo em Espanha
Jorge Aragón, Director Geral da Checkpoint Systems em España e Portugal
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