Na passada sexta-feira, algumas marcas de luxo com sede em Paris, como a Gucci, a Yves Saint Laurent, entre outras, deram entrada com uma acção em tribunal onde acusam a empresa chinesa de facilitar a venda de produtos falsificados através dos seus serviços de comércio electrónico em todo o mundo. Sendo esta, no espaço de um ano, a segunda acção do género levantada contra a empresa.
Durante o ano passado, a Kering já havia movido uma acção muito semelhante contra a empresa de Jack Ma. Contudo, esta acção caiu por terra em Julho, quando a Alibaba e a Kerting decidiram trabalhar na direcção de uma resolução rápida e que pudesse beneficiar as duas partes.

À semelhança desse mesmo processo, também agora a Alibaba está a ser acusada de permitir a publicidade e a venda de produtos falsificados para os Estados Unidos da América. Contudo, depois desse primeiro escândalo, a Alibaba informou que removeu mais de 100 milhões de produtos alegadamente falsificados e que estavam a ser comercializados na sua plataforma de comércio electrónico.
O mercado chinês é complexo, está assente em pressupostos diferentes dos do resto do mundo no que toca a patentes.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
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