Na sessão de abertura o responsável máximo nacional e VP Sales & Managing Director da Qlik, José María Alonso, indicou que:
“o Qlik Sense é a evolução e extensão natural do Business Intelligence orientado para a grande necessidade de uma visualização de dados self-service, em que cada utilizador faz as suas próprias análises dos dados para chegar às respostas que precisa, assente numa mobilidade e pesquisa com capacidade nunca antes vista no mercado e com um grau elevado grau de governabilidade para os departamentos de TI”
Rodolfo Vale, Territory Sales Manager da Qlik em Portugal, acrescentou que
“…o mercado português será dos mais beneficiados com o Qlik Sense, porque encaixa perfeitamente na necessidade de descentralização da análise da informação, elevada mobilidade e um controlo altamente rigoroso de toda a informação existente para uma melhor gestão das organizações e decisões mais rápidas num contexto ainda de recuperação económica e crescente internacionalização”
O Design Strategist da empresa e um dos principais mentores do Qlik Sense, Murray Grigo-McMahon, teve então a palavra para desmistificar alguns mitos do BI e falar sobre inovação, design e as transformações de negócios em BI, tendo destacado a existência de várias verdades nas organizações sobre os dados que trazem graves problemas ao dia-a-dia, o medo injustificado do Big Data, o problema do BI ter que estar sempre centrado no c-level, o caos de gerir a utilização da informação e de BI sem governação, a lacuna de uma visualização com drill-down dos dados e, por fim, a necessidade do BI ser social e não individual, para decisões de melhor qualidade.
Seguiu-se a apresentação do primeiro caso de sucesso, de uma empresa industrial que comprovou, com a ajuda do parceiro implementador local SDG, a eficácia da solução QlikView para o negócio daquele que é um dos maiores produtores mundiais de painéis derivados de madeira. “Numa empresa em constante evolução, com um grande número de colaboradores, existe cada vez mais a necessidade de informação e um acesso rápido à mesma. O sucesso que obtiveram com o QlikView reside na metodologia e definição da solução, assente em quatro drivers: Business Design (Relevante), Application Design (Atrativo), Data Design (Escalável) e Technical Design (Ágil) ”, indicou José Bagina, responsável pelo escritório local do SDG Group.
O segundo caso de sucesso apresentado foi a Hovione, química portuguesa especializada em produtos e serviços para a área farmacêutica, à qual a parceira da Qlik, NOESIS, fez a implementação do QlikView. Cristina Barradas, Director of Manufacturing Support, e Vasco Dionísio, IT Senior Project Manager, da Hovione, deram a conhecer as razões porque escolheram esta ferramenta de BI: “para tornar a informação disponível de forma fácil, para ter um ponto central de acesso e uma única versão dos dados. A solução da Qlik é visualmente atrativa, tem integração total com os nossos sistemas, extraindo os dados da nossa fonte SAP, acrescenta um enorme valor à nossa comunidade de utilizadores e permite um curto prazo de entrega.”
O terceiro e último testemunho foi dado por Miguel Machado, Project Manager da Merck, que contou com o apoio da sua parceira Glintt. A mais antiga empresa farmacêutica e química do mundo, fundada em 1668, pretendia uma solução de BI que permitisse aos gestores, decisores e demais quadros da organização obter de forma fácil, fiável e sistematizada a informação relevante para a tomada de decisões e monitorização da performance dos objetivos definidos, capitalizando a sua capacidade de negociação e melhorando as práticas internas. Com o QlikView, a Merck passou a ter uma visão completa e consistente do seu negócio e da dinâmica do mercado farmacêutico, relacionando dados provenientes de diversos sistemas e fontes.
“Conseguimos analisar, de forma mais intuitiva e simples, mas com maior rigor e precisão a performance dos nossos produtos e vendedores, tendo em conta a evolução do mercado e dos nossos principais concorrentes. Conseguimos agora, com menos trabalho e mais fiabilidade, encontrar, de forma muito rápida, respostas agregadas ou com elevado nível de detalhe às perguntas concretas sobre o nosso negócio, nomeadamente ao nível operacional e de desenvolvimento de negócio”, partilhou o responsável da farmacêutica, que atualmente tem mais de 38 mil colaboradores.
A parte final da manhã ficou reservada à demonstração da nova aplicação de visualização de dados self-service de próxima geração da Qlik, Qlik Sense, que potencia uma experiência de utilizador moderna, intuitiva e sensível a partir um de simples e rápido “drag-and-drop”, com uma consola otimizada de gestão.
“O Qlik Sense representa o equilíbrio perfeito entre o controlo para o departamento de TI e a flexibilidade para os utilizadores de negócio. Permite descobrir insights escondidos e tomar decisões baseadas numa visão completa da informação, presente num único sítio. É uma plataforma que apela à intuição, com uma arquitetura concebida para a mobilidade, visualizações e pesquisas inteligentes, storytelling dos dados, entre muitas outras funcionalidades”
…destacaram Ricardo Ramos, Partner Sales Manager da Qlik, e Renato Vieira, Solution Architect da líder em data discovery.
No final das apresentações, os 190 profissionais presentes tiveram a oportunidade de visitar a zona de exposição dos parceiros e patrocinadores do evento, Ábaco Consultores, BlyCloud, F5, Glintt, InnovFB, NOESIS, Porini e SDG Group, para descobrir mais sobre desenvolvimentos locais assentes na tecnologia Qlik.
Só falta mesmo dizer que não dá pra ver informação em real-time …