Três jogos, três vitórias sempre com a diferença de mais um golo e passagem à fase seguinte do Euro 2016 – este vai ser o desempenho da Seleção Portuguesa de Futebol durante a fase de grupos no próximo Campeonato Europeu de Futebol, revelam as Previsões da Microsoft que colocou a sua tecnologia de big data ao serviço do futebol.
Tecnologia Microsoft prevê resultados dos jogos do Europeu
Para prever os resultados dos jogos, a Microsoft recolhe e analisa dados de uma série de fontes e conteúdos online: conteúdo publicado nas redes sociais, dados de utilização de Internet de utilizadores anónimos e o histórico de resultados de jogos entre as duas equipas.
É a partir da análise desta informação que a Microsoft prevê a vitória da Seleção Portuguesa frente à Islândia, à Áustria e à Hungria, ou que a França será a vencedora do jogo inaugural do Euro 2016. E é também possível saber quais as razões que levam uma determinada equipa a ganhar – por exemplo, no caso da Seleção Portuguesa, o elevado número de golos marcados e jogos ganhos no passado são as razões para a vitória na fase de grupos – ou os fatores com que a equipa derrotada se deve preocupar.
Mas como as circunstâncias podem mudar e ter influência no resultado final – por exemplo, a lesão de um jogador – as previsões podem mudar e, por isso, serão sempre atualizadas 48 horas antes de cada jogo. Ou seja, para garantir que os últimos factos são tidos em conta na previsão final de cada jogo, a Microsoft irá aplicar as suas ferramentas de pesquisa e machine learning aos conteúdos online e redes sociais.
A Microsoft tem vindo a usar a inovação das Previsões Bing desde o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, onde previu com sucesso 15 de 16 jogos. As Previsões Bing criam primeiro um modelo estatístico que estima a força de cada equipa em termos históricos (vitórias e derrotas, por quanto ganham, local onde jogaram, condições atmosféricas, etc.) e depois incorporam o conhecimento que têm de atividade online e redes sociais, para redefinir e melhorar o modelo. Para cada jogo é definida a probabilidade que cada equipa tem de ganhar e, na fase de grupos também é possível prever a probabilidade de um empate.
eles consideram que algumas equipas jogam em casa quando é tudo em campo neutro tirando a França.
Por exemplo a análise de Inglaterra: “England beats Russia because of excellent number of matches won recently at home as compared to poor number of matches lost recently at home”