O Parlamento Europeu (PE) e os 28 países da União Europeia (UE) assinaram hoje um acordo com o objectivo de melhorar a segurança na Internet. Em causa a uniformização das regras para os operadores e servidores de serviços digitais.
UE e Parlamento Europeu querem melhorar segurança na Internet
O presidente do Conselho de UE e primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, salientou num comunicado, segundo refere o ecnonómico, a importância do reforço da cooperação entre os Estados membros e considerou o acordo um “passo importante” para a coordenação da cibersegurança uma Europa.
Todos os agentes, públicos e privados, terão de fazer esforços através de uma maior cooperação entre os Estados membros e com a aplicação de regras de segurança mais sólidas
Xavier Bettel, primeiro-ministro luxemburguês
De acordo com o comunicado, “Os servidores digitais ficarão, assim, cobertos por uma nova diretiva de comércio electrónico para assegurar que as investigações são cumpridas de forma similar em toda a União Europeia e com e com regras que se apliquem a todos os operadores, à exceção de “pequenas empresas digitais.
Para promover a cooperação, será entretanto criada uma rede de resposta nacional aos incidentes de cibersegurança.
Andrus Ansip, vice-presidente da CE para o Mercado Único Digital, salientou que a a Internet “não tem fronteiras” e que um problema num país pode ter repercussões no resto da UE, pelo que há toda a necessidade de estabelecer soluções europeias de cibersegurança.
Comentários recentes