A tecnologia Wireless está em constante desenvolvimento para dar resposta às necessidade actuais e futuras. Com o aumento significativo do número de dispositivos, que comunicam via wireless e saturação do espectro wireless nos 2,4 Ghz, o 802.11 ac surge como uma evolução natural da tecnologia Wi-Fi para dar resposta aos novos desafios ao nível das comunicações sem fio. Além do mais, a norma 802.11 ac garante uma maior eficiência energética e uma segurança mais robusta.
Ao nível de throughput máximo, o 802.11ac poderá chegar aos 1.3 Gbps, ao contrário do 802.11n que se fica pelos 0,45 Gbps.
Mas qual o nível de adopção no segmento empresarial?
De acordo com um estudo da WildPackets – uma empresa na área do networking, «a adopção nas empresas da nova geração do wireless está a acontecer muito rápido». Segundo informações reveladas, só no último ano a empresa registou um crescimento na ordem dos 540% no que se refere à adopção do 802.11ac.
A empresa constatou ainda que apesar da rápida adopção, o 802.11ac ainda tem um longo caminho a percorrer. Do survey realizado obtiveram-se os seguintes resultados/estatísticas:
- A área da saúde e telecomunicações são responsáveis por mais de metade das todas as empresas que já implementaram 802.11ac.
- 23% dos inquiridos já implementou 802.11ac.
- 29% dos entrevistados não tem planos para implementar 802.11ac
- 41% dos entrevistados referiram que menos de 10% dos dispositivos dos clientes suportam 802.11ac.
E em Portugal, já há projetos com 802.11ac?
Os equipamentos 802.11ac começaram a ser comercializados no final de 2013. De acordo com Bruno Carvalho da Wavecom (empresa de Engenharia, com uma forte componente de Integração e Desenvolvimento e líder nacional em implementação de soluções wireless) «até ao momento, os projetos com implementação desta tecnologia constituem uma pequena parte da totalidade dos projetos Wi-Fi. A maior parte destes projetos foram na área dos serviços, eventos e novas redes de hotspots»
Bruno Carvalho acrescenta que «o projeto com mais visibilidade implementado pela Wavecom foi a final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz, na qual os APs responsáveis pela cobertura da zona VIP recorriam a esta tecnologia. Foi possível medir throughputs de 120Mbps em telemóveis capazes de estabelecer ligação com recurso ao 802.11ac. Temos, neste momento, vários projetos na calha com implementação desta nova norma. Prevemos que, durante o próximo ano, a maioria dos novos projetos recorram a este tipo de tecnologia, já que esta será a norma e não a exceção daqui para a frente, permitindo ao nossos clientes rentabilizar o seu investimento».
A adoção da norma 802.11ac será impulsionada pelo “enfraquecimento” da tecnologia 802.11n e também pela ampla implementação de chips, em dispositivos moveis, com suporte para esta nova norma.
Comentários recentes