1. Informe-se sobre o destino de viagem
Procure informações sobre a moeda local e sobre o custo médio de alguns produtos e serviços, como a viagem de táxi do aeroporto para o hotel ou um simples café, e estabeleça comparações com os valores praticados no país de origem.
Pode ficar a conhecer a taxas de câmbio competitivas da Visa Europe aqui: www.visaeurope.com/making-payments/exchange-rates. As taxas do emissor de cartões podem variar.
2. Leve pouco dinheiro
O cartão Visa é a forma mais aconselhada para efectuar pagamentos no estrangeiro, uma vez que a protecção contra fraudes está garantida. Uma vez que os cartões Visa são aceites em milhões de locais em todo o mundo, a experiência de compra e de pagamento não deve ser muito diferente daquela que existe no seu país de origem. Procure o logótipo Visa, disponível em praticamente todos os países do mundo, para tornar toda a experiência mais familiar.
3. Garanta o melhor valor
Lembre-se que o custo de utilização de um cartão Visa no estrangeiro pode variar. No entanto, é habitualmente inferior àquele pedido pelo câmbio de moeda no aeroporto e equivalente ao custo de compra de moeda numa casa de câmbio, situada numa zona nobre da cidade.
4. Use as ferramentas disponíveis
Se necessitar de dinheiro, é mais conveniente levantá-lo no local de destino. Onde quer que esteja, procure uma ATM e descubra onde pode fazer este levantamento de dinheiro de uma forma segura e conveniente.
Pode consultar o localizador de ATMs da Visa Europe em: www.visaeurope.com/making-payments/atm-locator
5. Opte pela moeda local
Se utilizar o seu cartão para efectuar pagamentos ou levantar dinheiro, será questionado se pretende pagar na moeda local ou na do país de origem. A escolha da primeira opção dá-lhe quase sempre as taxas mais competitivas e evita custos extras escondidos.
6. Evite regressar com moeda estrangeira
Para evitar levar para casa moeda estrangeira, transporte consigo menos dinheiro e opte por efectuar pagamentos de uma forma familiar usando o cartão Visa – é mais seguro e mais conveniente. Se no final da viagem ainda tiver consigo algumas moedas ou tiver sobrado algum dinheiro, porque não doá-lo a uma Instituição de solidariedade?
Se for um dos infelizes contemplados pelos novos cartões VISA com RFID [normalmente tem um símbolo como ((( ou ))) ] no cartão… então é melhor ir ao eBay e comprar um daqueles bloqueadores de sinal RFID para cartões de crédito/ débito. Pelo menos evita que lhe roubem a informação sem lhe roubarem fisicamente o cartão… ou na pior das hipóteses limita os furtos às alturas em que tem mesmo de utilizar o cartão e removê-lo da capa protetora. Só posso sugerir “KORUMA RFID Blocking Sleeve” porque comprei, testei e funciona… comprei 2 por £6.67 (veio do Reino Unido)… mas provavelmente as versões chinocas são igualmente eficazes (alguém que compre, teste e depois diga).