A criação deste motor resultou de uma análise cuidada por parte dos especialistas da Sie-mens a todos os componentes dos anteriores motores de forma a atingir a sua otimização. Depois desse processo, os investigadores recorreram a novas técnicas de simulação e a uma sofisticada construção leve para desenvolver um sistema de propulsão com um rácio peso-desempenho único de cinco kW/kg, enquanto os motores elétricos de potência comparável utilizados em aplicações industriais fornecem menos que 1 kW/kg e o desempenho dos sistemas de acionamento utilizados em veículos elétricos é de cerca de 2 kW/kg.

Uma vez que o novo motor fornece a sua potência a velocidades de rotação de apenas 2.500 rpm, as hélices podem ser acionadas diretamente sem recurso a uma caixa de transmissão. “Esta inovação permitirá construir aviões com sistema de propulsão híbrido-elétrico de série com quatro ou mais lugares“, afirmou Frank Anton, chefe de eAircraft na Siemens Corporate Technology, a unidade central de investigação da empresa.

Os primeiros testes ao motor deverão acontecer ainda antes do final de 2015 e o próximo passo dos investigadores da Siemens é aumentar ainda mais a sua potência. “Estamos convencidos que a utilização de sistemas de propulsão híbrido-elétrico em aviões de linhas regionais, com 50 a 100 passageiros, será uma possibilidade real a médio prazo”, disse Frank Anton.

Em 2013, a Siemens, a Airbus e a Diamond Aircraft testaram o sistema de propulsão elétrico pela primeira vez e com muito sucesso num planador motorizado DA36 E-Star 2. O motor da aeronave testada tinha uma potência de 60 KW.
Via Siemens
Comentários recentes