A conclusão é de um inquérito realizado, entre novembro e dezembro de 2014, pela Dinheiro & Direitos aos seus associados e aos das associações nossas congéneres da Bélgica, de Itália e de Espanha. Estes resultados vão ao encontro dos obtidos no ano anterior. Dos 32 052 desta vez inquiridos, 8662 eram portugueses. Com as respostas, foi elaborado um índice de satisfação medido numa escala até 100 pontos.

As instituições mais apreciadas na Net
O ActivoBank é líder, segue-se o Banco BiG e, em terceiro lugar, aparece o Best Bank. As três entidades bancárias cibernáuticas que existem em Portugal foram as mais apreciadas em quatro tópicos: transparência do banco (por exemplo, na informação disponibilizada), comissões e outros encargos, serviço ao cliente, e facilidade na realização de operações. Destes quatro, a facilidade de realização de operações foi a que mais se destacou nas três instituições bancárias. De uma forma global, os bancos online foram também os que deixaram os cliente mais satisfeitos – 78 pontos, contra os 64 alcançados pelas instituições tradicionais.
BPI líder nos bancos tradicionais
Destas últimas, foi o BPI que mais conquistou os inquiridos, com 70 pontos ao nível da satisfação global dos serviços prestados. O Banco Credibom ficou no final da tabela, penalizado pela má avaliação das comissões e de outros encargos.
Comparando as respostas dadas nos quatro países, os belgas revelaram-se mais satisfeitos com o desempenho do seu banco, tendo alcançado 70 pontos. Os espanhóis são os que se dizem menos contentes com os serviços bancários, com 62 pontos. Quanto aos portugueses, aparecem em terceiro lugar, tendo contribuído com 64 pontos na escala de 100.
Via Deco
Comentários recentes