São três as ações que terminam o projeto desenvolvido pela COTEC Portugal durante dois anos, de setembro de 2013 a junho de 2015, a criação de uma Bolsa de Mentores; o desenvolvimento de case studies demonstrativos de casos de inovação de empresas associadas da COTEC; e a gestão do conhecimento e da inovação no dia-a-dia de empresas que integram a CoP – Comunidade de Práticas, criada pela Associação Empresarial para a Inovação.
A Bolsa de Mentores é um projeto que procura identificar e motivar um conjunto de pessoas que detêm uma elevada experiência e competência nas áreas da gestão empresarial para intervirem num programa consistente de mentoria junto das empresas que integram a Rede PME Inovação COTEC. Fazem parte da Bolsa de Mentores COTEC quadros qualificados e com experiência de administração ou direção de topo em organizações como Siemens, PT, Grupo Renault, SONAE-Continente, ou BP Gás UK. A COTEC conta com o envolvimento ativo dos seus Associados no alargamento dos saberes que acolhe na Bolsa de Mentores.

No âmbito dos case studies elaborados pela COTEC serão apresentados os casos das empresas Bluepharma, Bosch Termotecnologia, COFICAB – Companhia de Fios e Cabos, Malo Clinic, SISCOG – Sistemas Cognitivos, VORTAL – Comércio Eletrónico, Consultadoria e Multimédia, e WeDo Technologies.
A CoP- Comunidade de Práticas conta com 83 membros e funciona como uma plataforma online e presencial de partilha de informações no âmbito da gestão do conhecimento e da inovação. Na Conferência, Ana Casaca (CUF), Filipe Janela (Siemens), João Castro (Sumol-Compal), Paulo Bessa (Corticeira Amorim) e Pedro Duarte (Microsoft) irão partilhar as suas visões empresariais sobre a gestão da inovação.
José Carlos Príncipe, Diretor do Laboratório de NeuroEngenharia Computacional da Universidade da Florida, intervém na sessão de abertura sobre o tema da conferência, mas de acordo com a sua visão baseada em experiências noutras geografias. José Carlos Príncipe é também presidente do Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC e foi eleito o melhor Professor no ano de 2014 naquela universidade americana. Trata-se do mais importante e mais antigo prémio atribuído a docentes da Universidade da Florida, e reconhece profissionais que demonstrem um percurso de excelência ao nível do ensino e trabalho escolar, cujo reconhecimento e visibilidade ultrapassam já as fronteiras da universidade. José Carlos Príncipe formou-se em Engenharia Eletrónica na Universidade do Porto e, depois de lecionar oito anos na Universidade de Aveiro, transferiu-se para a Universidade da Florida, onde é professor desde 1987.
Comentários recentes