A vida é curta, o que nos leva a valorizarmos cada vez mais o que fazemos com o nosso tempo livre, como conseguimos trabalhar sem ficar esgotados e a forma como a componente tecnológica é um facilitador e não uma dor de cabeça.
Falar em transformação digital passa por aceitarmos discutir o ontem e o hoje, com vista um amanhã mais racional, sem amarras nem limitações pessoais. A casa de partida não necessita ser a mesma para todas as organizações, pois o que vai determinar o
sucesso é a forma como cada empresa vai levar os colaboradores a refletirem sobre os processos que são core para a organização.
As equipas especialistas em trabalhar este tema preocupam-se em ouvir e partilhar caminhos para a melhoria, tal como se fez há muitos anos nas linhas de montagem também hoje se faz na linha de interação de pessoas e serviços. A tecnologia e a inovação, os sistemas de informação e a colaboração, a mobilidade e a acessibilidade visual aos dados são hoje requisitos de satisfação para os colaboradores que na sua vida pessoal já estão nesse patamar de exigência. Pensemos, por exemplo, nos nossos telefones e televisões que embora sejam um produto físico são utilizados como um serviço no qual depositamos toda a nossa confiança e expectativa pois acreditamos que uma box ou um smartphone têm a resposta a 80% dos nossos problemas do dia-a-dia! Se tal acontece na vida pessoal, leva-nos a questionar: Como podemos manter os colaboradores numa empresa onde a informação não está acessível nem é do conhecimento de todos se estes têm acesso a ela no seu dia-a-dia?
Opto por terminar com uma opinião em vez de uma mera conclusão. Atualmente a tecnologia está disponível a preços acessíveis a todas as organizações, é um tema que se encontra nos processos que sustentam as empresas e na forma como estes são assimilados pelos colaboradores. Uma empresa ágil e dinâmica com menos burocracia e com informação adequada a cada função é cada vez mais um ativo valorizado quer por quem se encontra a trabalhar na empresa mas também pelos que procuramos atrair.
Transformar é um caminho que queremos fazer, lado a lado com os nossos clientes.
Rita Cordovil
Business Development na Bizdirect
Comentários recentes