Tags: aveiro

Nova técnica para medir conversores analógico-digitais de alta velocidade

Conhecer e caracterizar melhor, através de novas técnicas de medida, os conversores analógico-digitais de alta velocidade, componentes na área de rádio-frequência tidos como fundamentais nos rádios do futuro, deu bolsa internacional a doutorando da UA. Diogo Ribeiro, aluno do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica, consegue assim a “2015 ARFTG Roger Pollard Memorial Student Fellowship in Microwave Measurement” atribuída pelo Automatic Radio Frequency Techniques Group” (ARFTG). A bolsa tem o valor de 5.000 dólares, ou seja, 4.620 euros.


Portugueses criam loiça para aquecer alimentos em sistemas de indução

Uma equipa da Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver louça em cerâmica, alternativa à existente no mercado, que permita a utilização em sistemas de indução. Vantagens? Em comparação com os materiais usados atualmente para este fim, incorporando aço inoxidável ou ferro ou até mesmo a porcelana, a cerâmica de grés fino permitirá uma redução do peso e custo. Para já, conseguiu-se uma solução que preserva o calor e aquece os alimentos, ideal para o sector hoteleiro e hospitalar, sendo previsível o início de produção em março de 2016.


TECHDAYS – O Maior encontro tecnológico de tecnologia de Informação

Em Setembro, Aveiro vai ser palco do maior encontro de Tecnologias de Informação como acelerador da Inovação

Pela primeira vez em Aveiro, centros de investigação e desenvolvimento, empresas de tecnologia de informação, comunicação e eletrónica, utilizadores institucionais e outros agentes do setor estarão reunidos num espaço de discussão, difusão de conhecimento, criação de rede e parceiras, denominado TECHDAYS Aveiro.


×