Este teste, que teve lugar em Setembro no Centro para Estudos e Ensaios de Modelos Autónomos (CEEMA) no Sul de França, demonstrou a possibilidade do uso de drones em condições reais. Para tal, o drone efectuou com sucesso uma sequência completa e totalmente automatizada de transporte de uma encomenda:
- Descolagem
- Vôo
- Aterragem
- Regresso à base de partida
Graças aos seus seis rotores elétricos, o drone desenvolvido no âmbito do projecto GeoDrone, transportou uma encomenda de 2 kg numa distância de 1200 metros.
Este teste validou a estratégia escolhida pela GeoPost e Atechsys e, de forma mais abrangente, a reflexão em volta da utilização de drones para o acesso a zonas isoladas (montanhas, ilhas, zonas rurais, etc.). Esta nova tecnologia permitirá igualmente responder a diversas situações de urgência.
Um protótipo desenvolvido por Atechsys
A GeoPost escolheu a Atechsys para desenvolver o protótipo do drone. A Atechsys é uma empresa do Sul de França, especialista nos sistemas autónomos desde 2009. Sendo uma PME de dimensão humana, inovadora e reactiva, a Atechsys tornou-se, em 5 anos, numa referência em matéria de concepção de drones.
A colaboração entre a GeoPost e a Atechsys permitiu desenvolver um drone capaz de transportar, de forma autónoma, encomendas de maiores dimensões (40cm x 30cm x 20cm), até 4 kg, num raio de 20 km, independentemente do tipo de terreno.
A inovação como motor para a mudança
Ao ajudar ao desenvolvimento de projectos alternativos e inovadores, a GeoPost expressa o seu interesse pelas novas tecnologias.
Trabalhando em colaboração com as PME inovadoras, a GeoPost contribui para o seu desenvolvimento mas também para a melhoria dos seus próprios processos. Neste âmbito, o trabalho realizado no CEEMA com a Atechsys assume um significado pleno e coloca a GeoPost no caminho da inovação.
Comentários recentes