Organizado pela Cisco, o IoTWF pretende dar a conhecer os diferentes cenários de implementação que estão já a acrescentar valor tanto a empresas como a Administrações Públicas. Os benefícios das soluções IoT – incluindo a criação de novo modelos de negócio, o aumento de eficiência e a melhoria da qualidade de vida – estão a ser aproveitados pelas organizações com maior visão de futuro. Durante o evento serão expostas mais de 250 implementações reais que demonstram exatamente isto.
Para aumentar o alcance destes exemplos de implementação na indústria, o Comité Diretivo da IoTWF de Chicago apresentou um novo Modelo de Referência IoT que servirá como esqueleto comum de apoio para a indústria acelerar a implementação da IoT. Este Modelo de Referência irá impulsionar o valor de negócio acelerando os modelos de implementação replicáveis e fomentando a inovação e a colaboração através da criação de uma taxonomia aberta e comum.
Também parte do enfoque da IoTWF em proporcionar as competências e formação necessárias, acaba de ser anunciado primeiro Consórcio de Talento IoT da indústria, concebido para formar a próxima geração de líderes e profissionais da IoT.
O IoTWF é um evento anual único que reúne pensadores, profissionais e inovadores pertencentes a empresas, Administrações Públicas e organismos educativos para acelerar a adoção da IoT no mercado, incluindo diretores de empresas líderes na indústria como a Intel, a Rockwell Automation e a Schneider-Electric, além de utilizadores como a Shell e a Rio Tinto. Prosseguindo o sucesso do primeiro evento celebrado em Barcelona no ano passado, a edição de 2014 praticamente triplica o número de clientes e patrocinadores participantes.

Tecnologia e Ecossistema: Novo Modelo de Referência
O Comité Diretivo do IoTWF concebeu uma estrutura de trabalho com sete níveis que pretende explicar o alcance da Internet of Things e proporcionar uma linguagem comum para uma colaboração eficaz, educando CIOs, departamentos de TI e responsáveis pelo desenvolvimento na implementação de projetos IoT com o objetivo de acelerar a sua adoção.
Este Modelo de Referência oferece uma terminologia comum, explica o fluxo e processamento da informação e fomenta a criação de uma indústria unificada proporcionando sugestões práticas para responder a desafios de escalabilidade, interoperabilidade, agilidade e compatibilidade com as tecnologias herdadas que muitas organizações pedem.
Um dos objetivos da iniciativa consiste em definir um ‘Sistema Aberto’ para a IoT para o qual múltiplas empresas podem contribuir e ajudar a fomentar a interoperabilidade de produtos para a IoT. No último ano, os 28 membros do Grupo de Trabalho de Arquitetura, Gestão e Analítica da IoTWF colaboraram no Modelo, incluindo organizações chave como a Intel, a GE, a Itron, a SAP e a Oracle entre outros.
Formação e Talento: Consórcio de Talento IoT
Prevê-se que na próxima década haverá um défice de dois milhões de profissionais especializados em IoT que necessitarão de formação qualificada. Assim nasce o Consórcio de Talento IoT, com o objetivo de cobrir este défice através da colaboração de todos os atores para identificar as competências necessárias, criar os programas de formação e certificação necessários e contratar os futuros profissionais da Internet Of Everything. Com o objetivo de completar a formação de recentes graduados e licenciados universitários em matérias como a análise de dados, a IoT e a cibersegurança, entre os sócios fundadores que apoiam o programa encontram-se centros educativos, formadores, empregadores e empresas tecnológicas como a Academia de Ciências de Nova Iorque, o MIT, a Universidade de Stanford, a CareerBuilder, a Davra Networks, a GE, a Cisco, a Xerox, a Rockwell Automation, a Udacity, a Pearson e a Knod.
Exemplos Reais: 250 Casos de Aplicação
Durante o evento, a Cisco e o Comité Diretivo da IoTWF mostrarão – perante uma audiência composta por mais de 1.500 assistentes – mais de 250 casos de aplicação da IoT em todo o mundo, que podem servir de modelo para os diferentes sectores verticais.
Os tecnólogos e executivos que compõem este Comité comprometeram-se a impulsionar a tomada de consciência e a adoção das tecnologias da IoT. No último ano, o número de empresas que fazem parte do Comité Diretivo da IoTWF aumentou até aos 104 (desde os 64 do ano pasado).
Comentários recentes