A utilização do avião não tripulado português em cenário real desde o início de Maio de 2014 resulta de um protocolo de cooperação firmado entre o Exército Português e o Grupo TEKEVER e uma Universidade.
Após um período de três anos de experimentação, de adaptação do produto às necessidades do terreno e à formação de operadores, o Exército português congratula-se com a aplicação do Drone AR4 Light Ray nas missões de ISR (Informação, Segurança e Vigilância) no Kosovo, destacando, no âmbito dos requisitos operacionais e técnicos, o cariz inovador da tecnologia portuguesa face a equipamentos concorrentes de outros países, nomeadamente os utilizados pelas forças norte-americanas e alemãs.
No Kosovo, as forças portuguesas utilizam o avião não tripulado da TEKEVER em missões de ISR com a finalidade de contribuir para a proteção da força.
O sistema AR4 Light Ray foi disponibilizado para efeitos de experimentação ao Exército Português, com a finalidade de promover sinergias entre as partes.
Com esta parceria apostou-se no desenvolvimento de conhecimento, incremento dos ciclos de inovação, tornando-os mais curtos, precisos e céleres, no alinhamento de estratégias de investigação e na inovação para os domínios da robótica.
O AR4 Light Ray será utilizado no Kosovo em operações durante seis meses, prevendo-se que totalize cerca de cem horas de voo.
Comentários recentes