A NEC Corporation e a Dacom, a empresa de soluções de TI para a agricultura (empresa baseada na Holanda, líder no setor), anunciaram os resultados do ensaio de uma «solução agrícola de precisão» na Roménia, que utiliza sensores ambientais e software analítico «big data» para maximizar a produção com custos reduzidos. Através da medição precisa das condições agroclimáticas em cada campo e da resposta às suas variações, esta solução ajuda a minimizar os fertilizantes, os pesticidas, a água e o combustível utilizado, bem como consequentemente os custos, maximizando em simultâneo a produção agrícola. Neste momento, as empresas estão a trabalhar para introduzir no mercado este sistema de apoio à decisão na gestão de culturas (DSS) concentrando-se inicialmente nos mercados da Europa, do Médio Oriente e de África (EMEA).
A solução fornece orientações precisas aos agricultores sobre as plantações, os fertilizantes, a irrigação, a proteção das culturas e a colheita das mesmas, através de uma aplicação fácil de utilizar que usa dados obtidos a partir de estações meteorológicas e de sensores instalados no solo dos campos, conjugados com previsões meteorológicas locais e com conjuntos agregados plurianuais de dados agronómicos regionais. Os sensores gravam de forma automática, 24 horas por dia e sete dias por semana, os níveis de humidade e a temperatura do solo. A velocidade e a direção do vento, a temperatura e os níveis de humidade atmosférica, de precipitação e de luz solar, são igualmente recolhidos em toda a exploração agrícola. Estes são complementados por relatórios e por inspeções visuais, realizados pelo agricultor, para avaliar o crescimento das culturas e a presença de parasitas e doenças.

Os dados em tempo real dos sensores e das estações meteorológicas são reunidos de forma automática através da rede móvel e comparados com modelos regionais para o crescimento e a absorção de fertilizantes, pesticidas e água, com o objetivo de aconselhar sobre os períodos de pulverização e os níveis de dosagem ideais, que refletem necessidades muito localizadas. Isto evita o desperdício que ocorre quando os produtos químicos são aplicados demasiado tarde ou cedo nos ciclos de vida das culturas ou das larvas, ou quando os mesmos são levados por ventos fortes ou pela chuva.
Os ensaios foram realizados em Brazov, uma das principais regiões da Roménia para o cultivo de batata. As investigações sugerem que os agricultores podem reduzir as despesas nos produtos químicos em até 40% por hectare, quando comparadas com as explorações agrícolas de referência, que não utilizam a solução DSS. Há uma margem adicional para melhoria se os agricultores seguirem exatamente as orientações em vez de optarem pela sobredosagem, por precaução. Prevê-se que a solução melhore também a qualidade dos produtos agrícolas, como por exemplo os níveis de proteína no milho ou a forma regular da batata.

Vários terabytes de dados sobre a produção agrícola necessitam de ser analisados e modelados de forma contínua durante bastantes anos para maximizar o sucesso das soluções de agricultura de precisão. Na próxima fase do projeto, a NEC aproveitará as suas capacidades na área analítica de «big data» para acelerar o complexo processo de avaliar os diversos conjuntos de dados da Dacom à procura de padrões ocultos. A NEC está também a investigar oportunidades de criar novos serviços de dados sobre a produção agrícola para ajudar a apoiar a banca nas decisões relativas aos investimentos na agricultura e a permitir aos mercados alimentares terem no futuro dados mais exatos sobre a produção agrícola.
Prevê-se que a população mundial aumente em aproximadamente 2 mil milhões de pessoas até 2050, atingindo um total de 9 a 10 mil milhões – um aumento de acerca de 30%. Muitas pessoas terão a oportunidade de melhorar a sua alimentação e a procura alimentar global aumentará de forma muito mais célere – em 70%, de acordo com a Organização das Nações Unidas pela Agricultura e a Alimentação (FAO). Por isso, é essencial assegurar uma utilização inovadora das soluções de TI aplicadas à agricultura para apoiar o crescimento e o desenvolvimento económico sustentável.
Comentários recentes