Para os cofres do Município, refira-se que é uma medida com forte impacto económico já que se trata de uma poupança expectável de cerca de 62% nas áreas intervencionadas, com um retorno previsto a 4 anos, cerca de 10,5% nos consumos totais da Iluminação Pública, relativamente a 2013, e cerca de 6,2% no valor global da fatura elétrica do Município.
Pretende-se iniciar a criação de um quadro energético inovador, pautado por critérios e práticas estruturantes de eficiência energética e de intensificação da penetração de vetores energéticos de menor impacto ambiental no quadro do cumprimento das metas da União Europeia para 2020. Com esta operação espera-se também promover uma estratégia coerente e consistente de redução das emissões de gases de efeito de estufa.
Com a implementação deste projeto procura-se ainda dar um contributo para os objetivos nacionais e comunitários de redução das emissões de CO2, de aumento da penetração das energias renováveis e da diminuição da intensidade energética do PIB num quadro de benchmarking do estado da arte e das melhores práticas.
Trata-se de um projeto que se espera que em breve esteja concluído, no entanto, há determinados transtornos inerentes e para os quais se conta com a compreensão de todos. Amarante está a trabalhar numa Rede de Iluminação Pública mais eficiente, mais económica e mais amiga do ambiente.
CM Amarante
Fiquei a saber o mesmo ou seja nada. Afinal que raio de plano é esse mesmo?
E qual é esse plano? Desligar a energia eléctrica durante o dia? É que de noite não dá muito jeito, fica-se às escuras….Não percebi qual é o plano!