É aqui que entram as soluções Outdoor, criadas e preparadas para suprir os desafios que estas situações trazem.
A solução wireless Outdoor
A TP-Link com as suas soluções Wi-Fi Outdoor, que assentam nos modelos CPE210/510/BS210/BS510 e nas antenas exteriores, são uma solução à altura dos desafios que são propostos.
Estes equipamentos conseguem funcionar em vários modos (AP / Client / Repeater / AP Router / AP Client Router) e operam nas bandas livres, nos 2.4 e 5Ghz, normalmente usadas para a transmissão wireless.
Estas frequências nestes equipamentos conseguem garantir transmissões de dados na ordem dos 300Mbps, mantendo esta capacidade até mais de 15 kms, comprovados com testes no terreno.

Os diferentes modos de operação dos APs desta solução permitem que seja criados cenários de redes ponto a ponto, ponto multiponto ou cobertura wifi de espaços abertos.
Para evitar problemas que afectam estas redes wireless, nomeadamente o aumento das colisões entre dispositivos, em situações em que as redes crescem, a TP-Link equipou esta sua solução wireless, em particular os seus APs de tecnologia proprietária e que gere de forma impar a transmissão.
A tecnologia MAXtream TDMA é a responsável por esta melhoria das condições, garantindo latências mais baixas, maior taxas de transferência, maiores capacidades da própria rede de maior estabilidade.

Como consequência destas melhorias, temos ainda a eliminação de colisões de nós escondidos e uma melhoria da eficiência dos canais.
A robustez desta solução
Mas por serem equipamentos criados para estar expostos aos elementos, os APs da TP-Link são construídos com materiais resistentes quer à chuva quer a descargas eléctricas.
Mas para dar toda a potência necessária, os APs da solução Wifi Outdoor da TP-Link são equipados com os mais recentes chipsets Qualcomm Atheros, de nível empresarial e com antenas de ganho elevado. Estas últimas são criadas com materiais que permitem ganhos elevados e baixas interferências de ruído.
A componente eléctrica é também um factor importante e por isso estes APs têm transformadores eléctricos com PoE, preparados para funcionar em qualquer local e em qualquer situação.

A capacidade de Controlo centralizado
Para gerir toda esta infra-estrutura foi criada uma solução centralizada, que pode ser usada num simples computador.
O Pharos Control é a ferramenta em que podemos gerir não apenas as configurações de toda a rede, mas também obter informações de monitorização, adição de novos equipamentos e até a realização de actualizações de firmware.

Cada AP tem também um sistema operativo próprio, o PharOS, que permite que remotamente, através de um simples browser, seja feita toda a configuração e o acesso a informações de utilização, quer dos clientes, quer de outros APs que estejam na vizinhança.
Para além de todas estas funcionalidades, o PharOS tem ainda disponível um conjunto de ferramentas de diagnóstico que podem ser usadas no despiste de problemas.
A versatilidade desta solução
A solução Wi-Fi Outdoor da TP-Link, assente nos seus APs CPE210 e 510, BS210 e 510 e as antenas exteriores consegue dar resposta às exigências que surgem no terreno, sempre que se procura implementar uma rede sem fios ponto-a-ponto, multiponto ou garantir uma cobertura wireless eficiente.
Tem a robustez necessária para resistir aos elementos e manter-se protegida, evitando problemas comuns noutras soluções similares.
A toda esta versatilidade junta-se o controlo centralizado que é possível ter, usando de forma simples quer o Pharos Control, quer o PharOS.
Esta é a resposta certa para um problema que muitas vezes surge e para o qual nem sempre temos uma solução à altura.
Solução Wifi Outdoor TP-Link
Bom dia,
Não é bem um comentário, é uma dúvida.
Após ler o artigo, na minha ignorancia, venho solicitar-lhe se com esses AP Top Link será possivel fazer um provedor wireless que cubra um raio de 300 metros ou mais, em que os utilizadores finais (telemoveis, tablets, notebooks etc) não precisam de CPE?