A Cisco acaba de revelar os principais pilares da sua estratégia de Big Data anunciando um completo portfólio de soluções analíticas de dados. Concebido para ajudar as organizações a extrair valor dos dados gerados pelo crescente número de conexões entre pessoas, processos, dados e objetos, o portfólio Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything (IoE) inclui pacotes de software de fácil implementação que movem a capacidade analítica dos dados, independentemente da sua localização.
Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything
Até agora, as soluções analíticas concentravam-se apenas em extrair valor dos dados criados dentro das organizações e quase sempre guardados em bases de dados centralizadas. Este modelo está a sofrer uma transformação significativa em consequência dos dados gerados de forma massiva pelas conexões da IoE – em qualquer lugar, provenientes de qualquer fonte e frequentemente originados em movimento e no extremo da rede, em sensores e dispositivos móveis.
Os decisores e responsáveis de TI têm dificuldades em obter os dados que necessitam em tempo real, bem como em convertê-los numa vantagem competitiva. De acordo com um novo estudo da Cisco, 40% dos inquiridos referem esta inacessibilidade e a incapacidade de interpretar os dados como o principal obstáculo para converter as conexões entre processos, dados, pessoas e objetos em valor de negócio. A Cisco Consulting Services também estima que, dos 14,5 biliões (europeus) que a IoE poderia gerar durante os próximos 10 anos, a capacidade analítica atingirá um valor próximo dos 6 biliões de euros. Para tirar partido do mesmo, é necessária uma nova abordagem.
Neste sentido, a Cisco combina redes inteligentes e infraestrutura com virtualização de dados para facilitar às organizações o acesso a dados altamente distribuídos, acrescentando capacidade analítica para extrair valor de negócio. Esta potente combinação permite correlacionar dados históricos armazenados com a analítica em tempo real no extremo da rede, ajudando as organizações a otimizar significativamente as suas operações, reagir de forma imediata às ameaças e proporcionar aos seus colaboradores e clientes a melhor experiência possível.
Graças ao recente anúncio da Cisco Intercloud (a maior rede mundial de ambientes Cloud interconectados), a Cisco permite às organizações combinar dados centralizados e altamente distribuídos com dados criados e armazenados em Clouds públicas e privadas.
Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything
A suite Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything foi concebida para proporcionar às organizações de todos os sectores acesso a informação em tempo real, previsões e tendências que podem ter um impacto imediato no seu negócio.
A suite inclui:
- Connected Analytics para Eventos: recorre aos dados sobre a utilização dos dispositivos móveis e da rede WiFi para proporcionar visibilidade imediata, como por exemplo para analisar o comportamento dos fãs num evento desportivo. Conhecer o que os aficionados estão a fazer, a sua localizaçãoo no estádio e a sua forma de desfrutar desse tempo livre permite tomar decisões em segundos para otimizar a experiência dos fãs, tais como aumentar o pessoal de atenção ao cliente em determinadas zonas ou reforçar a segurança onde for necessário.
- Connected Analytics para Retalho: correlaciona os dados das câmaras de vídeo do comércio e da rede WiFi com dados operativos já existentes, como os dados de inventário. Os comerciantes podem assim monitorizar padrões e utilizar a tecnologia de vídeo para determinar, por exemplo, os lugares onde os clientes se detêm mais tempo ou os expositores que devem ser repostos. Esta informação pode melhorar de forma imediata a experiência dos consumidores e as operações de comércio.
- Connected Analytics para Fornecedores de Serviços: proporciona inteligência baseada em padrões sobre redes, operações e dados de clientes. A visibilidade end-to-end permite aos fornecedores de serviços melhorar a planificação de rede e tirar partido da infraestrutura em termos de utilização/adoção de serviços e dinâmica de mercado. Esta visibilidade ajuda os fornecedores de serviços a oferecer uma experiência otimizada e mais personalizada, como por exemplo realizando recomendações mais acertadas sobre os filmes que podem interessar aos clientes ou a possibilidade de lhes enviar alertas sobre a utilização da rede antes de fechar o ciclo de faturação.
- Connected Analytics para TI: proporciona inteligência e visibilidade para alinhar funções de TI como gestão e administração de dados com os objetivos de negócio. Por exemplo, a analítica pode ser utilizada para otimizar a implementação de novas capacidades de TI – como a implementação de tecnologias de colaboração em novos escritórios ou compreender em tempo real os requisitos de segurança em constante mudança – de forma a que as organizações possam mitigar os riscos melhorando a cibersegurança.
- Connected Analytics para Implementações de Rede: analisa a rede para melhorar a eficiência operativa, a resolução de incidentes e a visibilidade sobre as implementações, permitindo às organizações detetar incidências antes de acontecerem para resolvê-las de forma proactiva e tomar decisões estratégicas sobre como conseguir a máxima estabilidade e rendimento pelo menor custo possível.
- Connected Analytics para a Mobilidade: utiliza a analítica baseada na localização para analisar as redes sem fios e proporcionar visibilidade sobre os clientes que utilizam a solução Cisco Service Provider WiFi. Ao conhecer a adoção e os padrões de utilização da rede WiFi, os fornecedores podem planificar de forma proactiva a capacidade da rede, melhorar as operações de negócio e explorar novas fontes de receita, como a possibilidade de personalizar os planos de preços em função do consumo de utilizadores.
- Connected Analytics para a Colaboração: mede a adoção de tecnologias de colaboração internamente. Por exemplo, uma empresa pode monitorizar quantos colaboradores estão a adotar as tecnologias de Colaboração, como as utilizam e qual é o retorno do investimento ou qual a redução de custos em resultado do menor número de viagens de trabalho.
- Connected Analytics para Contact Center: proporciona visibilidade através de todos os serviços de call center de uma organização para compreender melhor os clientes, otimizar o serviços oferecidos e melhorar a satisfação. Por exemplo, as organizações podem realizar ajustes para garantir que as consultas chegam às pessoas responsáveis de serviço de forma oportuna.
Toda a oferta de apoio está na inovadora plataforma IOx da Cisco, que permite a fornecedores de serviços e organizações de todos os sectores criar, gerir e correr aplicações de software diretamente nos dispositivos de rede da Cisco, incluindorouters, switches e outros dispositivos.
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