Até ao momento a Índia é um dos maiores mercados da gigante chinesa Xiaomi, conseguindo a fabricante de smartphones vender semanalmente entre 65 mil e 100 mil dispositivos, havendo mesmo semanas em que as vendas chegam as 175 mil, mas a verdade é que este mercado poderá estar prestes a ser abalado e tudo isto devido a alegadas acusações de violação de patentes, patentes que segundo a imprensa internacional pertencem à Ericsson.
Segundo um relatório apresentado pela SpicyIP, a empresa foi proibida de vender, publicitar, fabricar ou até mesmo importar os seus dispositivos que violem directamente os direitos de patente da Ericsson. Esta decisão foi tomada pelo Tribunal Supremo de Deli e surge depois da Xiaomi ter ignorado seis pedidos de comunicação por parte da Ericsson. No entanto neste mesmo relatório a SpicyIP afirma que esta decisão não está em conformidade com qualquer prática internacional nem com qualquer lei local, o que pode invalidar a decisão e permitir que a gigante chinesa continue a distribuir os seus dispositivos.
Depois de toda esta especulação, Manu Jain, chefe da Xiaomi Índia, afirmou mesmo que a empresa não recebeu ainda qualquer tipo de notificação oficial e que até que isso aconteça, os produtos Xiaomi continuarão a ser comercializados no país.
“A Índia é um mercado muito importante para Xiaomi e vamos responder prontamente quando necessário e em plena conformidade com as leis indianas. Além disso, estamos abertos a trabalhar com a Ericsson para resolver esta questão de forma amigável”
Este é sem dúvida um dos mercados mais importantes para a Xiaomi, e prova disso é o facto que a empresa teve que aumentar o fornecimento de smartphones para a Índia de 50 mil para 100 mil por semana, o que demonstra o tremendo potencial do mercado indiano.
Devido a este crescimento a Xiaomi está mesmo a pensar explorar novas opções de fabrico através da Foxconn, não tendo ainda decidido se essa aposta passará pela Índia ou até mesmo pela Indonésia.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Comentários recentes