Neste lançamento, a Google contou com a colaboração e o envolvimento de diferentes parceiros locais que permitiram implementar esta funcionalidade a estações de transporte públicos – metro e comboio -, museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços nacionais.
Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra, El Corte Inglés em Lisboa e Vila Nova de Gaia, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto são apenas alguns dos espaços incluídos no lançamento. A lista completa com os 49 locais nacionais pode ser consultada aqui.
“O Google Indoor Maps é mais uma forma de a Parques de Sintra dar a conhecer o Património sob a sua gestão ao máximo de pessoas possível em todo o mundo” refere Pedro Trocado, Coordenador de Projetos Tecnológicos da Parques de Sintra.
“O potencial da utilização das plantas da FEUP pelos visitantes e estudantes é muito relevante. Ajuda também as pessoas com mobilidade reduzida. Plantas específicas para pessoas com mobilidade reduzida foram também acrescentadas num complemento à nossa política institucional em termos de acessibilidades. Estamos entusiasmados por continuar a trabalhar juntos para dar uma utilização útil a esta funcionalidade muito interessante” acrescenta João Falcão e Cunha, Director da FEUP.

“Para o El Corte Inglés é um privilégio poder oferecer este serviço de excelência em parceria com a Google e em benefício de todos os que nos visitam” refere Susana Santos, Directora de Comunicação do El Corte Inglés.
Sempre que disponíveis, os mapas interiores, são automaticamente apresentados no telemóvel quando um utilizador faz a ampliação de um local no Google Maps. Além da navegação, eles permitem ainda a identificação de pontos de interesse específicos que poderão ser as lojas e secções presentes num centro comercial, o nº de cada sala em cada edifício da Universidade, passando pelas ATM’s disponíveis num determinado local, etc. Sempre que um edifício tiver mais de um piso, o utilizador pode seleccionar o andar bastando clicar no número do piso a que pretende aceder.
O Instituto Superior Técnico, também parceiro local, integrou ainda o Google Indoor Maps na aplicação da Universidade. Com a integração no Calendário, os alunos podem encontrar facilmente as salas de aula para cada dia e período, as salas de aula dos exames e obter as direcções até ao local sem qualquer complicação.
“O suporte do Google Maps Indoor no Instituto Superior Técnico é muito bem-vindo. O Técnico possui cerca de 5.000 salas entre dezenas de edifícios e 3campi, e pode ser difícil encontrar uma sala, principalmente para os novos estudantes. A integração do Google Maps Indoor com a FenixEdu irá ajudá-los.” explica Artur Ventura, Engenheiro Informático do FenixEdu.

Comentários recentes