Os testes de campo desta nova tecnologia, conhecida na indústria como a próxima geração de rede ótica passiva, ou NG-PON2, foram realizados em Framingham, Massachusetts, levando o serviço até casa de um cliente a cerca de 5Km de distância, assim como para uma zona comercial nas proximidades, após extensos e rigorosos testes nos laboratórios da Verizon em Waltham, Massachusetts.
Os testes, de acordo com Vincent O’Byrne, diretor da tecnologia de acesso da Verizon, consistiram num novo terminal de linha ótica (OLT), gerando quatro comprimentos de onda, ou cores de luz, cada um capaz de operar até 10Gbps de velocidade de download e 2.5Gbps de upload. Estão também disponíveis versões para suportar uma velocidade simétrica de download e upload de 10G/10G por cor. Um dos testes transmitiu sinais NG-PON2 sobre uma fibra que estava a servir clientes GPON, comprovando que a tecnologia desenvolvida pela PT Inovação consegue simultaneamente oferecer GPON, RF Overlay e NG-PON2.
Os testes de campo também validaram um importante recurso de confiabilidade dos serviços de NG-PON2. Num dos testes, foi simulada uma falha no equipamento central da Verizon e o ONT do cliente ligou-se automaticamente a outro comprimento de onda, restaurando o seu próprio serviço de 10G em segundos. Esta nova funcionalidade do NG-PON2 é fundamental para melhorar a confiança do cliente e desempenho.

Inicialmente, o serviço ultra-rápido de acesso à Internet será procurado por clientes empresariais. Porém, este paradigma deverá ser alterado, com a adoção do conteúdo de vídeo 4K e a explosão da Internet das Coisas, que estima ligar através da Internet 25 biliões de dispositivos até 2020, o que irá criar uma procura tanto por velocidades simétricas mais rápidas, assim como por menor latência para os consumidores. “A vantagem da nossa rede é que pode ser melhorada facilmente através da adição de eletrónica na rede de fibra já existente. A implantação desta nova e empolgante tecnologia estabelece um novo padrão para a indústria de banda larga e, ainda, valida a nossa escolha estratégica na fibra-até-às-instalações”, refere Lee Hicks, vice-presidente de tecnologia da Verizon.
De acordo com Alcino Lavrador, responsável da PT Inovação, o investimento nesta tecnologia coloca a empresa na linha da frente e suporta a aposta da PT nas redes de fibra ótica. A aposta contínua na investigação e desenvolvimento nestas tecnologias, tornou possível à PT Inovação ser líder na inovação tecnológica do NG-PON2 a nível mundial.
Via PT Inovação
Comentários recentes