O Scenic E-Tech elétrico, um automóvel familiar totalmente elétrico, está a acrescentar novas caraterísticas e equipamentos que oferecem aos seus clientes cada vez mais valor e lhes permitem tirar o máximo partido da sua experiência elétrica.

O Scenic E-Tech elétrico, um automóvel familiar totalmente elétrico, está a acrescentar novas caraterísticas e equipamentos que oferecem aos seus clientes cada vez mais valor e lhes permitem tirar o máximo partido da sua experiência elétrica.
O Scenic E-Tech elétrico é o automóvel familiar de nova geração: é totalmente elétrico, concebido de forma sustentável e equipado com tecnologia útil e intuitiva, desenvolvida pela Ampere.
É também leve (1890 kg), compacto (4,47 metros de comprimento) e proporciona um verdadeiro prazer de conduzir em cidade ou em viagens longas (até 625 km de autonomia WLTP).
Além das atualizações arrojadas e modernas, o Scenic E-Tech elétrico é mais fiel do que nunca ao seu objetivo de longa data, como automóvel principal da família, tanto para as deslocações diárias, como para as viagens mais longas, com ou sem toda a família a bordo.
A qualidade de vida no interior está incorporada no seu ADN. E o Scenic E-Tech elétrico, que foi nomeado The Car of the Year 2024, promete uma condução genuinamente surpreendente, que todos vão gostar de partilhar.
A exemplo do que acontece com todos os outros modelos da sua gama elétrica, a Renault está constantemente a melhorar o Scenic E-Tech elétrico com novas caraterísticas e equipamentos para tirar o máximo partido da experiência EV.
Todas as versões do Scenic E-Tech elétrico, com sistemas de travagem regenerativa e patilhas no volante, incluem agora o One Pedal.
Além de acrescentar uma quinta camada de regeneração, o sistema permite acelerar, abrandar e parar em sinais de trânsito ou semáforos vermelhos, utilizando apenas o pedal da direita, sem tocar no do meio – que, obviamente, continua disponível caso seja necessário travar com mais intensidade.
Esta tecnologia desenvolvida pela Ampere tem várias outras vantagens: além de uma condução mais suave e menos exigente em ambiente urbano, reduz o desgaste das pastilhas dos travões e otimiza a captação de energia.
O One Pedal pode ser montado nos veículos que já dispõem de patilhas no volante (com uma atualização gratuita numa oficina da rede Renault ou online).
O Scenic E-Tech elétrico vem agora equipado, de série, com um carregador bidirecional de 11 kW AC, que pode suportar qualquer potência de 3 kW (monofásico) a 11 kW (trifásico).
Um novo carregador rápido bidirecional de 22 kW CA – que permite um carregamento de 80 km, em apenas 30 minutos, em postos públicos – estará disponível, como opção posteriormente.
Com um adaptador bidirecional V2L (power-to-object), o Scenic E-Tech elétrico também pode alimentar uma máquina de café ou um grelhador elétrico, ou até mesmo carregar uma trotinete elétrica, por exemplo.
A bateria do automóvel, por outras palavras, pode fornecer tanta potência como uma tomada de 220 V, com uma potência máxima de 3,7 kW.
Também pode definir a carga mínima de bateria necessária para a sua próxima viagem, para evitar que desça abaixo desse nível, através do sistema openR link ou na aplicação My Renault.
Na versão Esprit Alpine, os bancos dianteiros são agora equipados, de série, com regulações elétricas em 6 direções (longitudinal, altura e inclinação), além da já existente regulação lombar elétrica e da função de aquecimento.
O banco do condutor está também equipado com uma função de massagem.
A versão Iconic oferece agora dois ambientes interiores, com novos estofos num tecido refinado (TEP de origem parcialmente biológica): estofos em preto titânio de série acompanhados de inserções decorativas em Alcantara nas portas e no painel de instrumentos, e estofos em cinzento cool pure propostos como opção, incorporando também inserções decorativas em madeira de tília.
Os bancos dianteiros e o banco traseiro foram redesenhados para melhorar o apoio lateral. O banco do passageiro, que é aquecido, é agora regulável eletricamente, enquanto o banco do condutor mantém as suas funções de aquecimento, massagem e regulação elétrica.
As versões Esprit Alpine e Iconic estão agora equipadas com uma câmara integrada no pilar A do lado esquerdo.
Esta reconhece o condutor e ajusta as definições associadas ao seu perfil de utilizador (as suas estações de rádio e conteúdos multimédia favoritos, as posições dos bancos e dos espelhos retrovisores e as aplicações que descarregou para o openR link).
O sistema de reconhecimento do condutor liga-se sempre que o automóvel arranca.
É necessário criar um perfil de utilizador através do ecrã do sistema multimédia e a câmara de bordo irá então registar os seus traços. Todos os dados são armazenados no automóvel (nenhum dado é transferido para servidores externos).
Esta câmara também desempenha um papel essencial na segurança do condutor e dos passageiros. Liga-se à aplicação Take a Break!, desenvolvida pela Ampere e disponível no catálogo de aplicações openR link, que deteta sinais que sugerem que o condutor está cansado.
Se detetar bocejos, pestanejos frequentes, pálpebras pesadas ou movimentos anormais da cabeça, o sistema avisa o condutor e sugere-lhe uma pausa. Esta aplicação é o exemplo do empenho do Grupo Renault na segurança e no desenvolvimento de novas funcionalidades, úteis e exclusivas.
Concebido e desenvolvido pela Ampere, o sistema multimédia openR link inclui os principais serviços e aplicações da Google, incluindo o Maps com o planeador de rotas EV.
Os serviços Google, que estão em constante expansão, incluem atualmente:
Várias funcionalidades animam a vida a bordo durante as paragens para carregamento ou por qualquer outro motivo. O condutor pode, por exemplo, mudar o seu banco elétrico para o modo Relax nas predefinições e optar por uma massagem de intensidade ajustável para relaxar completamente.
Com o Google Play integrado, os automóveis Renault oferecem uma ampla seleção de aplicações a bordo para proporcionar aos clientes uma experiência mais emocionante.
As mais de 50 aplicações disponíveis cobrem um vasto leque de serviços de entretenimento e outros. O Prime Video dispõe igualmente de um vasto catálogo de filmes e espetáculos.
Esta biblioteca de aplicações não para de crescer, para oferecer aos condutores e passageiros uma experiência conectada cada vez mais envolvente.
O Scenic E-Tech elétrico inclui agora o serviço de manutenção conectado. Assim, não tem de se preocupar com a próxima ida à oficina ou se está na altura de substituir as pastilhas dos travões.
A Renault propõe uma seleção de acessórios concebidos para facilitar a vida quotidiana e elevar o conforto ao próximo nível.
Entre estes destacamos uma consola central adaptável, um apoio de braço polivalente e amovível que se transforma em mochila, um organizador com vários compartimentos de arrumação e um suporte para tablet, um dispositivo de proteção para os bancos elevatórios no banco traseiro, tapetes, correntes para a neve, alarmes, etc.
Outras caraterísticas que tornam a vida quotidiana mais simples com um EV incluem o adaptador bidirecional V2L (que pode alimentar pequenos eletrodomésticos) e o espaço de arrumação no piso do porta-bagagens (o piso é mais alto, pelo que se torna mais fácil de alcançar e os compartimentos por baixo podem ser utilizados para arrumar cabos e dispositivos).
O Aero Cargo Box torna o Scenic E-Tech ainda mais versátil. Fixa-se à barra de reboque e pode transportar 310 litros adicionais – além dos 545 litros da bagageira.
Com a Aero Cargo Box pode ainda abrir a porta da bagageira. E é aerodinâmica: pode conduzir até 80 km mais do que com uma caixa no tejadilho.
Comentários recentes