Tags: telecomunicações

Portugueses estudam formas de tornar as telecomunicações resistentes a falhas

Uma avaria em redes de comunicações que suportam serviços essenciais pode causar danos incalculáveis. Por isso, as redes devem ser resilientes, ou seja, devem ter a capacidade de reagir e continuar a funcionar perante eventos indesejados como, por exemplo, corte de cabos, ou devem ser capazes de mitigar os efeitos no caso de desastres naturais ou de ataques de origem humana.

Investigadores da FCTUC, da FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e do Instituto de Telecomunicações de Aveiro estudam novas estratégias para tornar as redes de telecomunicações mais resilientes a falhas.

QNAP NICS

Preços das telecomunicações sobem em Portugal

De acordo com o relatório “Evolução dos preços das telecomunicações“, o aumento dos preços das telecomunicações em Março para Portugal foi o segundo mais elevado na União Europeia face ao período homólogo, estando 4,3 pontos percentuais acima da média.

Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, o crescimento de preços verificado (3,36 por cento), foi o 6.º mais elevado da economia portuguesa e o maior desde junho de 2011. O desvio face ao IPC (3,05 por cento) foi o mais elevado desde, pelo menos, 2010.


Altran apresenta estudo sobre setor das telecomunicações

O investimento em media e em entretenimento será determinante e uma tendência de mercado, que terá como efeito aproximar os operadores do público, e gerar conteúdos de valor acrescentado – que, por sua vez, dão enfoque às experiências dos utilizadores ao nível das aplicações móveis.

Esta é uma das conclusões da primeira edição do relatório TEM (Telecom&Media) Ecosystem – um estudo recente desenvolvido pela Altran Portugal, que reflete sobre a situação atual e a evolução do setor das telecomunicações portuguesas, e analisa e lança também algumas tendências para o mercado português, até 2017. O estudo é apresentado e distribuído hoje no 24º Congresso das Comunicações, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações – APDC, que está a decorrer em Lisboa.


×