A Huawei lançou oficialmente o mais potente processador de Inteligência Artificial (IA) – o Ascend 910 – e o framework IA para todos os cenários, MindSpore.
A Huawei lançou oficialmente o mais potente processador de Inteligência Artificial (IA) – o Ascend 910 – e o framework IA para todos os cenários, MindSpore.
O Ascend 910 é um novo processador IA que pertence à série de chipsets Ascend-Max da Huawei. A empresa tinha anunciado as especificações planeadas para o processador em 2018, no evento Huawei Connect. Após um ano de desenvolvimento contínuo, os resultados dos testes mostram que o processador Ascend 910 responde às metas de desempenho com um consumo de energia menor do que o originalmente planeado.
Para operações de ponto flutuante de meia precisão (FP16), o Ascend 910 oferece 256 TeraFLOPS. Para cálculos de precisão de números inteiros (INT8), o processador fornece 512 TeraOPS. Apesar do seu desempenho inigualável, o consumo máximo de energia do Ascend 910 é de apenas 310W, muito abaixo das especificações planeadas (350W).
O Ascend 910 é usado para modelo de formação IA. Numa sessão típica de treino baseada no ResNet-50, a combinação do Ascend 910 e do MindSpore é cerca de duas vezes mais rápida no treino de modelos IA do que em outras placas de treino convencionais ao usar o TensorFlow.
Daqui em diante, a Huawei vai continuar a investir em processadores de IA para fornecer uma melhor capacidade de computação, mais acessível e adaptável, que corresponda às necessidades de uma ampla gama de cenários (por exemplo, edge computing, computação em veículos autónomos e treino).

A Huawei também lançou o MindSpore, um framework de IA que suporta o desenvolvimento de aplicações de IA em todos os cenários.
Os frameworks de IA são essenciais para tornar o desenvolvimento de aplicações de IA mais fácil, fazendo com que as aplicações sejam mais difundidas e acessíveis, além de garantir a proteção da privacidade.
Em 2018, a Huawei anunciou os três objetivos de desenvolvimento para o seu framework de IA:
O MindSpore marca um progresso significativo rumo a esses objetivos. À medida que a proteção da privacidade se torna cada vez mais importante, o suporte para todos os cenários é essencial para permitir a inteligência artificial segura e generalizada. Este é um componente-chave na estrutura do MindSpore, que se pode adaptar às diferentes necessidades de implementação.
O MindSpore ajuda a garantir a privacidade do utilizador, já que lida apenas com informações de gradiente e modelo que já foram processadas. Não processa os dados em si, pelo que os dados de utilizadores particulares podem ser protegidos de maneira eficaz mesmo em ambientes de cenários cruzados. Além disso, o MindSpore possui tecnologia de proteção de modelo integrada para garantir que os modelos sejam seguros e confiáveis.

O framework de IA do MindSpore é adaptável a todos os cenários – em todos os dispositivos, edge e ambientes de cloud – e fornece cooperação on-demand entre eles. O seu conceito de design “Algoritmo IA como Código” permite que os programadores desenvolvam com facilidade aplicações avançadas de IA e treinem os seus modelos mais rapidamente.
Numa típica rede neural para processamento de linguagem natural (NLP), o MindSpore possui 20% menos linhas de código de núcleo do que os principais frameworks do mercado e ajuda os programadores a aumentar a sua eficiência em, pelo menos, 50%.
Através da inovação do framework, bem como da otimização dos processadores MindSpore e Ascend, a solução da Huawei pode ajudar os programadores a lidar mais eficientemente com desafios complexos de IA e com a necessidade de uma gama diversificada de recursos computacionais para diferentes aplicações. Tal resulta num melhor desempenho e execução mais eficiente. Além dos processadores Ascend, o MindSpore também suporta GPUs, CPUs e outros tipos de processadores.
Ao apresentar o MindSpore, Xu enfatizou o compromisso da Huawei em ajudar a construir um ecossistema de IA mais robusto e vibrante.
Comentários recentes