A ANACOM regista e trata todas as reclamações que recebe, divulgando-as por serviço e assunto. Esta informação permite a todos os agentes no mercado conhecer os problemas mais frequentes enfrentados pelos utilizadores e, assim, atuar preventiva e corretivamente, melhorando a experiência na utilização de serviços de comunicações, com benefícios para todos.
Serviços de comunicações eletrónicas
A ANACOM registou 14.476 reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas, entre abril e junho de 2014, menos 17 por cento face ao registado no trimestre anterior.

O principal meio de entrada de reclamações na ANACOM foi o livro de reclamações, disponível em todas as lojas dos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas, abrangendo cerca de 74 por cento das reclamações recebidas no 2.º trimestre de 2014.

Neste período, verificou-se uma descida no volume de reclamações recebidas em todos os serviços de comunicações eletrónicas relativamente ao 1º trimestre de 2014. No entanto, comparativamente ao período homólogo, observa-se uma tendência de crescimento (mais 11,8 por cento) impulsionada pelo aumento do número de reclamações relativas ao serviço telefónico móvel (mais 24,6 por cento) e dos serviços em pacote (mais 23,5 por cento)

Serviço telefónico móvel
O serviço telefónico móvel contabilizou 4.002 reclamações no 2º trimestre de 2014, menos 18,5 por cento face ao registado no trimestre anterior.
Cerca de metade dos problemas reportados pelos utilizadores estão relacionados com a utilização de equipamentos (44,8 por cento), em particular com situações de avaria.

Serviços em pacote
Os serviços em pacote contabilizaram 3.746 reclamações no 2.º trimestre de 2014, menos 22,1 por cento face ao registado no trimestre anterior.
A maioria dos utilizadores deste serviço reclamou de problemas relacionados com a informação prestada no momento da venda do serviço (32,8 por cento) e com o cancelamento do serviço (23,5 por cento).

Serviço de acesso à Internet
O serviço de acesso à Internet contabilizou 1.299 reclamações no período em análise, menos 22,9 por cento face ao registado no trimestre anterior.
A maioria dos utilizadores reportou problemas relacionados com a velocidade contratada (17,8 por cento), a avaria do serviço (17,5 por cento) e a informação prestada no momento da venda do serviço (15,9 por cento).

Serviço de televisão por subscrição
O serviço de televisão por subscrição contabilizou 829 reclamações no período em análise, menos 23,6 por cento face ao registado no trimestre anterior.
A maioria dos problemas reportados estão relacionados com a informação prestada no momento da venda do serviço (23,8 por cento), a avaria do serviço (22,9 por cento) e o cancelamento do serviço (15,6 por cento).

Serviço telefónico fixo
O serviço telefónico fixo contabilizou 539 reclamações no período em análise, menos 34,4 por cento face ao registado no trimestre anterior.
Os utilizadores deste serviço reportaram maioritariamente problemas relacionados com a portabilidade do número (20,4 por cento), sobretudo com a sua demora, bem como outros problemas relacionados com a avaria e a venda do serviço (ambas com 17,4 por cento).

Via ANACOM
Comentários recentes