O programa Galileo é uma iniciativa europeia que leva a tecnologia de última geração aos sistemas de navegação por satélite proporcionando um serviço de alta precisão a nível mundial.
O Galileo dotará a Europa de um sistema próprio e independente de navegação por satélite, compatível com o GPS e o GLONASS, os dois sistemas mundiais de navegação por satélite. Depois de anos de desenvolvimento, será em finais de 2016 que o Galileo vai começar a prestar serviço graças aos seus 14 satélites em órbita e em 2020 o sistema de satélites estará completo com 30 satélites em funcionamento.
Um dos pontos fortes do Galileo é a sua precisão de localização que melhora aquela que se consegue obter apenas com o GPS e o Glonass. A incorporação de satélites Galileo vai oferecer aos utilizadores um posicionamento mais preciso e rápido. Funcionalidade extremamente útil em ambientes urbanos, onde a combinação de ruas estreitas e edifícios altos pode reduzir a precisão.

Aquaris X5 Plus, o dispositivo que vai levar o Galileo aos utilizadores
O Galileo vê a luz do dia no último trimestre de 2016 e o Aquaris X5 Plus da BQ será o primeiro smartphone europeu compatível com este sistema. Durante o processo de desenvolvimento e integração, a BQ trabalhou em estreita colaboração com a Agência do GNSS Europeu e a Qualcomm Technologies, Inc. empresa subsidiária de Qualcomm Incorporated, com quem a tecnológica espanhola já anunciou, em maio, que vai trabalhar na sua próxima geração de smartphones.
A marca que uso para smartphones. É uma excelente marca. Europeia. E tem uma excelente assistência para Portugal. Também gosto do facto da atenção que dão noutras questões e de apoiarem o ensino. Aos tutoriais, forum, etc. Foram pioneiros com o Ubuntu Phone, apesar de ainda ser um sistema operativo muito prematuro apoiaram e penso que fizeram bem pois isso vem no encontro com a aposta no ensino e no publico que procura alternativa. São muito inovadores e têm os pés no chão. O telemóvel mais caro deles não é muito caro, comparativelmente aos concorrentes. No entanto, são excelentes. Só tenho pena de ser dificill retirar a bateria e troca-la. Será nisso que penso que deviam melhorar.
Têm e-readers, impresoras 3D, Tablets. Uma marca que me identifico.