Estes dados não são novos, contudo são reforçados pelos novos indicadores que se aglomeram em torno dos hábitos dos portugueses. Segundo os dados publicados pela ACEPI (Associação da Economia Digital), em Portugal no em 2017, o volume de negócios do segmento mobile commerce será de 4 mil milhões de euros, valor que representará 2,5% do PIB.
Estes valores são suportados pelo aumento das tecnologias disponíveis, segundo alguns analistas, no ano de 2020, 70% da população mundial terá um smartphone. Os grandes aglomerados de utilizadores, cerca de 80% dos novos utilizadores, estarão concentrados na Ásia Pacifico, Oriente Médio e África.

Estes dados foram propagados pelo recente Mobility Report da Ericsson. Segundo este report, até 2020 as tecnologias móveis de comunicação alcançar os 6,1 mil milhões de utilizadores. 70% da população mundial será utilizador e possível consumidor de um mercado a florescer, o do mobile commerce. Para isso também é necessário que as infra estruturas sejam criadas em mercados hoje ainda em expansão. O estudo revela que 90% da área terrestre estará coberta por redes de banda larga móvel.
E em Portugal?
Em Portugal, o cenário também é muito animador. No primeiro semestre de 2015, foram 5 237 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de eCommerce, de acordo com os resultados do Netpanel meter da Marktest. Cada vez mais são pesquisar e acessos vindos de dispositivos móveis.
Este número representa 86.7% dos internautas nacionais, uma média diária de 575 mil utilizadores únicos.
Ao longo do semestre, o número de visitantes destes sites não sofreu grandes oscilações, sendo o mês de Maio o que registou maior número de utilizadores únicos: 3,7 milhões. Já em páginas visitadas, o mês de Janeiro foi o que mais se destacou no 1º Semestre de 2015, com cerca de 328 milhões.
Comentários recentes