Na União Europeia, o ESP – Programa Eletrónico de Estabilidade – será um padrão universal. Obrigatório a partir de 1 de novembro de 2014, todos os veículos de passageiros matriculados e veículos comerciais ligeiros com peso bruto de até 3,5 toneladas devem estar equipados com o sistema antiderrapante. A regulamentação vai entrar em vigor para todos os outros veículos, um ano depois. O “ESP salva vidas”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão de Sistemas de Controlo de Chassis da Bosch. Um estudo da Bosch sobre acidentes confirma a eficácia deste sistema. Em 2011, o Programa Eletrónico de Estabilidade impediu mais de 33.000 acidentes com ferimentos e salvou mais de 1.000 vidas nos Estados-Membros da UE (dos quais havia 25 na época), apesar do ESP só estar instalado em cerca de 40 por cento dos veículos. Desde que foi lançado em 1995, ESP impediu 190.000 acidentes e salvou mais de 6.000 vidas em toda a Europa.
Depois do cinto de segurança, o ESP é o sistema de segurança mais importante num veículo – mais importante do que o airbag. A Bosch fabricou 100 milhões de sistemas ESP desde a produção em série começou em 1995, e uma parte importante deste equipamento, o sensor de ângulo de direção, é produzido na fábrica portuguesa da Bosch em Braga desde 2009.
Enquanto 84 por cento de todos os veículos novos na Europa em 2014 estavam equipados com o sistema antiderrapante, o número para todos os veículos novos em todo o mundo foi de apenas 59 por cento. O “ESP é uma história de sucesso sem paralelo que esperamos replicar, também, fora da Europa “, afirma Gerhard Steiger. De acordo com estudos independentes, até 80 por cento de acidentes de derrapagens na estrada poderiam ser prevenidos se todos os veículos fossem equipados com este sistema antiderrapante.

ESP – um equipamento polivalente que oferece valor acrescentado
Desvios em estradas secas, molhadas, com lama ou escorregadias, provocam frequentemente acidentes graves. Utilizando sensores inteligentes, o ESP compara 25 vezes por segundo se o carro se está realmente a mover na direção em que o condutor está a guiar. Se os valores medidos não corresponderem, o sistema antiderrapante e intervém e reduz o binário do motor. Se não for suficiente, adicionalmente trava as rodas individualmente, gerando a força contrária necessária para manter o veículo em curso.
O ESP é o próximo passo no desenvolvimento do sistema de travagem antibloqueio ABS criado pela Bosch em 1978. Hoje, o Programa Eletrónico de Estabilidade é muito mais que um mero sistema antiderrapante. Uma série de funções de valor acrescentado melhoram o seu desempenho, incluindo a capacidade do ESP impedir que um veículo deslize para trás numa subida em atividades todo o terreno. Este sistema também é capaz de estabilizar reboques e de reduzir o risco de capotamento.
ESP é a base de muitos sistemas de assistência ao condutor
O Programa Eletrónico de Estabilidade desempenha um papel fundamental quando se trata de sistemas de assistência ao condutor e condução automatizada, e por isso que este sistema está sempre a sofrer atualizações. A Bosch fornece o ESP como um conceito modular que oferece o sistema ideal para todas as circunstâncias e necessidades, que varia desde o ESP acessível para carros de nível de entrada em mercados emergentes a sistemas especiais para veículos comerciais, e ainda os ESP com sistemas de travagem regenerativa para veículos híbridos e elétricos.
Com suas soluções customizadas, a Bosch apoia os esforços mundiais de fabricantes e governos para tornar os sistemas de segurança ativa equipamento padrão em todos os veículos. Outros países também começaram a reconhecer que o ESP é extremamente importante para a segurança rodoviária. Desde setembro de 2011, o ESP foi mandatado para todos os veículos nos Estados Unidos e Canadá, com um peso bruto de veículos de até 4,5 toneladas. A Austrália e Israel também tornaram o ESP obrigatório. Regulamentações semelhantes vão entrar em vigor nos próximos anos no Japão, Coreia, Rússia e Turquia.
Comentários recentes