Na sequência da apresentação da nova estratégia, apresentamos-lhe um breve guia sobre a era digital.
Grandes volumes de dados ou big data: quantidades de dados recolhidos e tratados a grande escala, que incluem, por exemplo, as compras realizadas ou a localização geográfica de pessoas através de sinais de GPS. A Comissão Europeia identifica como desafios a proteção da privacidade e a propriedade dessa informação.
Computação em nuvem ou cloud computing: informação que é utilizada, armazenada e processada através de computadores remotos aos quais acedemos através da Internet. Benefícios: baixo custo para consumidores e conveniência. Riscos: podem incluir a gestão de dados sensíveis.
Comércio eletrónico: compra e venda de bens e serviços que não se encontram em lojas físicas mas sim na Internet. De acordo com a Comissão Europeia, apenas 15% dos consumidores compram produtos via Internet de um país da UE diferente do seu. O custo da entrega do produto é considerado um dos maiores obstáculos.

Bloqueio geográfico ou geo-blocking: algumas empresas impedem que os seus consumidores utilizem os serviços da empresa noutro país, muitas vezes sem justificação, para enviar os utilizadores para uma loja local com diferentes preços e produtos.
Neutralidade da rede: o principio segundo qual todos os provedores de acesso à Internet devem tratar da mesma forma todo o tipo de conteúdos, sítios internet e plataformas, sem bloquear ou abrandar sítios Internet ou serviços de concorrentes, Os eurodeputados aprovaram no ano passado uma proposta que exige que a neutralidade de rede seja incluída na pacote de telecomunicações proposto pela Comissão Europeia em 2013,
Roaming: A possibilidade de permanecer ligado, receber e fazer chamadas telefónicas, dados ou SMS quando fora da cobertura de rede da empresa a quem contratou o serviço, Ocorre sobretudo quando viajamos para o estrangeiro. Os eurodeputados defendem o fim destas tarifas extras.
Via Guia sobre a era digital
Comentários recentes