A IBM pretende fazer com que os dispositivos móveis se tornem úteis para todos os utilizadores a nível empresarial, sendo mesmo a pareceria realizada com a Apple sinal que a empresa pretende solidificar a sua presença neste mercado, no entanto ainda não foi apresentado qualquer produto criado em conjunto. Apesar disso esta terça-feira a IBM acrescentou mais dois serviços de mobilidade ao seu portfolio.
Um dos serviços tem como objectivo ajudar os departamentos de TI a tomar decisões quanto às suas infra-estruturas, e como? Basicamente a IMB criou uma ferramenta que permite analisar o funcionamento de aplicações instaladas em dispositivos móveis, tanto a nível mais técnico analisando por exemplo a velocidade de execução como também analisando a experiência oferecida ao utilizador.
Esta ferramenta recolhe informações em tempo real a partir de redes e servidores, informações essas relativas ao tipo de dispositivo utilizado pelo funcionário, se as aplicações estão a ser executadas lentamente ou não e até mesmo a ocorrência de erros quer sejam em back-end, nas redes LAN e no código.
“Esses tipos de testes pode ajudar a equipa de desenvolvimento e a equipe de experiência do utilizador final a renovar esse pedido de forma proactiva antes que ele realmente seja lançado em produção”
Linda Lyding, directora de estratégia e desenvolvimento de portfolio da IBM
Além disso a empresa criou também uma ferramenta que permite a entrega de aplicações virtualmente, estando estas duas ferramentas disponíveis para qualquer plataforma móvel actual, seja ela Android, iOS ou até mesmo Windows Phone.
Além destas duas ferramentas a gigante IBM também ampliou a virtualização de desktops para dispositivo móveis através da criação de novas infra-estruturas para computação na nuvem, novas infra-estruturas estas que surgiram com a aquisição da SoftLayer no ano passado. Sendo que com esta ferramenta os funcionários podem aceder ao ecrã do seu desktop através do seu dispositivo móvel, aumentando assim a ligação entre plataformas de forma simples e ágil.
Esta é a forma que a IBM está a trabalhar para entrar no sector da computação na nuvem e no sector dos dispositivos móveis, lançando ferramentas que facilitem o trabalho dos funcionários nas empresas de TI, serão estas ferramentas indispensáveis no dia-a-dia destes funcionários?
Por Hugo Sousa para o EMPRESASHOJE.PT
Comentários recentes