As ideias podem ser de negócio, um exemplo a importar doutro país ou local, algo que autarquias podiam fazer ou um movimento civil; podem ser iniciativas de pequena ou grande dimensão, afetar muita gente ou apenas algumas pessoas. O objetivo é apresentar soluções para diminuir os fatores que influenciam negativamente estas regiões ou explorar positivamente o potencial destas áreas.
As ideias devem ser submetidas no site Interior 2.0 até dia 25 de Março. Os vencedores irão receber os seguintes prémios: 1º prémio: surface 2 + capa/teclado; 2º prémio: tablet Dell Venue 8 Pro; e 3.º prémio: Nokia Lumia 625. As três ideias vencedoras serão escolhidas pelo júri constituído por: Emídio Gomes, presidente da CCDR-Norte (parceiro institucional da iniciativa); Ricardo Sousa, CEO da ColorElephant; Miguel Vicente, Audience Marketing Manager na Microsoft Portugal; e Frederico Lucas, fundador do Movimento Novos Povoadores.

“Acreditamos que é da diversidade de experiências e abordagens que surgirão algumas das ideias mais interessantes, pelo que as ideias têm apenas que garantir que é algo prático e aplicável. Procuram-se ideias que ajudem em dois eixos: por um lado a dar resposta a desafios e problemas dos territórios de baixa densidade e, por outro lado que façam uso do potencial das regiões. Acompanharemos as ideias para que algumas delas consigam ser postas em prática com a ajuda dos nossos parceiros regionais e nacionais”, sublinha Ricardo Sousa, CEO da ColorElephant e mentor deste projeto.
Em 2014/2015, a iniciativa Interior 2.0 desenvolve-se no território de Trás-os-Montes, trazendo para a discussão as vantagens e as desvantagens de uma zona com baixa densidade populacional e o que fazer para aumentar o potencial e diminuir os desafios. Até Abril irão decorrer workshops dedicados a vários temas em Macedo de Cavaleiros (13 fevereiro), Vinhais (27 fevereiro), Miranda do Douro (13 de março) e Vimioso (27 de março) e um evento final, em Bragança, no qual os vencedores do concurso serão convidados a participar.
Comentários recentes