Na conferência TechEd Europe, a Microsoft anunciou que, a partir deste momento, está disponível uma API do Office 365, possibilitando o desenvolvimento de aplicações com base nesse serviço por parte de terceiros. Com este anúncio, a Microsoft abre assim as suas portas para a multi-plataforma, permitindo a programadores de Android, Web, iOS e Windows utilizarem funcionalidades do Office 365. Segundo a empresa, não existe qualquer problema na utilização de mais do que uma plataforma.
Na conferência, a empresa referiu que cerca de 70% das empresas presentes na Fortune 500 utilizam recursos do Office 365, contando a empresa já com cerca de 450 peta bytes de informação de todos os utilizadores do serviço. Desta forma e com esta abertura a outras plataformas a empresa pretende continuar a aumentar esse crescimento, alargando o seu mercado.

Em casos mais práticos o lançamento desta API pode dar, por exemplo, a oportunidade a uma aplicação de reserva de viagens colocar o itinerário automaticamente no calendário do cliente ou até mesmo permitir que uma aplicação de CRM vincule as informações de vendas directamente no e-mail ou mesmo nos ficheiros do vendedor. Assim, a empresa pretende dar aos programadores a possibilidade de utilizarem informações e recursos presentes neste fantástico pacote de escritório online.
“Hoje, estamos a aumentar as oportunidades para os programadores com o Office 365, através de novas APIs para e-mail, ficheiros, agenda e contactos. Essas novas APIs, robustas e baseados em REST capacitam todos os programadores de utilizarem mais de 400 Peta bytes de dados e serviços populares em todo o Office 365 em qualquer aplicação.”
Microsoft, TechEd Europe em Barcelona
Para ajudar os programadores, a subsidiária da gigante americana, Microsoft Technologies já disponibilizou kits de desenvolvimento que permitem desenvolver aplicações para plataformas Android e iOS e ainda colocou on-line documentos sobre o funcionamento da API. Os programadores interessados poderão ter acesso ao código ou através do Dev Center ou então através do GitHub da Microsoft.
Além disto, a empresa abre também uma secção no Office 365 para aplicações criadas por terceiros, podendo posteriormente aparecer ao lado de ferramentas como o Outlook ou mesmo o OneDrive.

A Microsoft apresentou as novas funcionalidades presentes no Azure, como é o caso do Azure Batch que permite aos utilizadores programar facilmente projectos com milhares de nós de computação, o Azure Automation que permite automatizar muitas tarefas administrativas que até agora eram feitas manualmente e por fim o Azure Active Directory que vai permitir às empresas tornar as suas aplicações “on-premise” disponíveis para utilizações externas.
A nível de tecnologias móveis, a Microsoft actualizou o seu serviço Intune, serviço que permite a pequenas empresas fazer a gestão dos seus computadores e dos seus dispositivos móveis. A partir deste momento será possível controlar a forma como os utilizadores implementam o Office 365 nos seus dispositivos assim como controlar o serviço Office Mobile Apps.
São muitas e interessantes as novidades apresentadas pela gigante americana, será que vamos ter uma guerra de escritórios online num futuro próximo? Neste momento apenas existe uma certeza, é que a Microsoft está a apostar forte com o intuito de conquistar este mercado, será que terá concorrência à altura?
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Comentários recentes