O estudo, que inquiriu mais de 36.000 consumidores online em 19 países europeus, revela como a adoção de pagamentos digitais por parte do consumidor mudou dramaticamente nos últimos 12 meses. Há um ano, 38% das pessoas inquiridas afirmaram nunca ter usado um dispositivo móvel para fazer pagamentos, não tendo inclusive planos de o fazer. Hoje em dia, esse número desceu para 12%.
QUEM SÃO E O QUE ESTÃO A COMPRAR?
Ao olhar para os dez países onde os pagamentos móveis são mais predominantes, estes dividem-se em duas categorias: mercados em desenvolvimento, como a Turquia e a Roménia, que foram ultrapassando os métodos de pagamento tradicionais adotando com maior rapidez as novas tecnologias; e os mercados desenvolvidos – particularmente os nórdicos – que estão a evoluir para a adoção de novas tecnologias a ritmos distintos.

Curiosamente, os utilizadores de pagamentos móveis afirmam encontrar-se igualmente à vontade tanto na realização de compras mais dispendiosas, assim como nos pagamentos do quotidiano através de dispositivos móveis.
MOBILE BANKING EM ASCENÇÃO
O estudo revela também que a atividade de mobile banking está a aumentar em todos os grupos etários. Pela primeira vez, mais de metade dos entrevistados Europeus, em todas as faixas etárias, utilizam este tipo de serviços. Enquanto os millennials continuam como a categoria que mais utiliza estes serviços, outros grupos etários aproximam-se rapidamente. Com uma taxa de crescimento de 33%, a maior taxa de crescimento encontra-se na faixa etária dos 55-64, enquanto os millennials (18-34) apresentam uma taxa de crescimento de 24%.

Por toda a Europa, o número de inquiridos que utiliza os serviços de mobile bankingcontribui para que cada vez mais pessoas mantenham o controlo dos seus gastos e das suas responsabilidades financeiras – dois quintos (41%) afirmam verificar regularmente o seu saldo online ou através de uma aplicação bancária.
CORRELAÇÃO COM OS PAGAMENTOS CONTACTLESS
Este aumento da interação com os pagamentos digitais coincide com uma maior adoção da tecnologia Contactless. O estudo indica que, em todos os grupos etários, os pagamentos Contactless são agora norma. À escala europeia, os utilizadores Contactless também são consistentemente mais abertos à adoção de novos métodos de pagamento do que aqueles que não utilizam cartões Contactless.
O estudo destaca a correlação entre a utilização de cartões Contactless e novos métodos de pagamento, revelando que os utilizadores de cartão Contactless têm maior interesse em usar um dispositivo móvel como método de pagamento numa loja (52% – utilizador de cartão Contactless vs 32% – utilizador de cartão não-Contactless), em compras através de um aplicativo do retalhista (49% vs 31%) ou em usar um dispositivo móvel para o pagamento de uma refeição (50% vs 30%).
Comentários recentes