O CEO da Ericsson Telecomunicações, Pedro Queirós, referiu hoje que os operadores terão de lançar em 2020 uma cidade em 5G (quinta geração móvel) e espera que essa cidade seja Aveiro. A Altice Labs, da multinacional francesa Altice que detém a PT Portugal, foi o espaço escolhido para a celebração de um protocolo com a Ericsson para a aceleração do 5G.
No âmbito do protocolo agora celebrado deverão ser realizadas atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) conjuntas, realização de pilotos e demonstrações de equipamentos e aplicações 5G, entre outras ações.

Pedro Queirós relembrou ainda que 2018, e de acordo com as diretivas europeias, “vai ser mandatório para os operadores terem testes de 5G operacionais e provas de conceito”.
Em 2020, a tecnologia 5G vai multiplicar por 1.000 o volume de dados móveis e por 100 a velocidade de download, permitirá ampliar a largura de banda, baixar os preços e libertar espectro.
Os dispositivos ligados vão crescer 100 vezes em apenas cinco anos e os transportes e a indústria dos media serão dois dos sectores mais beneficiados. Saber mais aqui.
Para que serve por 5G se ainda nem sequer os 4G funcionam em metade do país, não seria melhor e mais aceitável em primeiro lugar por cobertura 4G de maneira abrangente a 100% em todo o país em vez de meter os pés pelas mãos e andar com exibições de 5G.
Vai ser sempre o mesmo, 5G só para alguns e poucos, porque o resto fica a ver paisagem.