Axpo Iberia acaba de anunciar a celebração de um Acordo de Compra de Energia (PPA – Power Purchase Agreement) a 10 anos que possibilitará o financiamento e a instalação de uma central fotovoltaica de 28,8MW no distrito de Évora. Apesar de ser prática comum noutros países da Europa, este acordo é pioneiro em Portugal e o maior do género jamais realizado na Península Ibérica.
Trata-se da maior operação deste género celebrada na Península Ibérica e a primeira que segue um modelo de financiamento bancário que marcará o desenvolvimento deste tipo de projetos nos próximos anos.

A central é promovida pela Hyperion e conta com o financiamento do Banco BPI. A instalação em sistema “chave na mão” estará a cargo do grupo Jayme da Costa.
Nas palavras de Ignacio Soneira, Diretor Geral da Axpo Iberia…
este tipo de projeto abre um novo caminho para a promoção da energia renovável, pois permite o financiamento e, por conseguinte, a instalação de um projeto emocionante de energia renovável fotovoltaica, sem qualquer tipo de influência da tarifa elétrica no preço, evitando qualquer tipo de subsídio público e beneficiando assim o mercado, o consumidor e o meio ambiente.
O arranque comercial do projeto está previsto para meados de 2019 e terá uma produção anual estimada de 50GWh, o equivalente ao consumo anual de 14.000 lares.
Desde a sua implantação no mercado ibérico em 2002, a Axpo Iberia foi ampliando, pouco a pouco, as suas linhas de negócio em Portugal e Espanha, cobrindo na atualidade uma vasta gama de serviços: comercialização de eletricidade e gás; gestão de energia para produtores em regime especial; Centro de Controlo de Geração Elétrica (CECOGEL); produtos estruturados e trading de eletricidade, biomassa e CO2.
Comentários recentes