A IDC, empresa líder mundial na área de Market Intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo, com o apoio da NOS Comunicações, apresentou hoje, o estudo “Cloud Computing: Como criar valor para o seu negócio?
O estudo procurou identificar a maturidade das organizações nacionais na adoção de serviços de Cloud Computing, as perspetivas de evolução nos próximos anos, assim como identificar os passos necessários para que as organizações portuguesas possam criar valor neste novo paradigma tecnológico.
Algumas das conclusões do estudo são:
- A esmagadora maioria das organizações nacionais iniciaram ou já concluíram processos de transformação do negócio. As condições económicas adversas no território nacional, as alterações regulamentares e a alteração das necessidades dos clientes são as principais motivações para a adoção de processos de transformação do negócio das organizações nacionais.
- Assistimos atualmente a uma rápida transformação tecnológica, designada pela IDC como 3ª Plataforma Tecnológica, de inovação e crescimento, assente em 4 pilares fundamentais: Mobilidade, serviços Cloud, Tecnologias Sociais, e Big Data, onde as organizações podem obter ganhos de competitividade superiores, quer para suportar processos de internacionalização, quer para aumentar a eficiência operacional, inovar ao nível da oferta e tornarem-se mais ágeis e capazes de se adaptarem às condições de mercado. Em suma, o Cloud Computing permite às organizações criarem valor para o negócio em 3 áreas chave: 1) Criar uma melhor experiência para os clientes; 2) Aumentar a eficiência operacional; 3) Inovar os modelos de negócio.
- Este estudo da IDC Portugal evidencia a existência de duas fases na adoção dos serviços de Cloud Computing no território nacional: as organizações que iniciaram o caminho de consolidação e de normalização há cerca de 5/6 anos e hoje já estão perto das fases finais da maturidade dos serviços de Cloud Computing e começam a obter ganhos significativos no negócio; enquanto as organizações que iniciaram este caminho há cerca de 1/2 anos estão ainda nas fases iniciais deste modelo.
- Um terço das organizações nacionais já implementaram serviços de Software-as-a-Service (SaaS).
- Pouco menos de um terço das organizações já utilizam serviços de Infrastructure-as-a-Service (IaaS).
- Apenas 12% utilizam serviços de Platform-as-a-Service (PaaS).
- Apesar da generalidade das aplicações ainda serem implementadas com recurso aos modelos tradicionais de computação e de ainda ser reduzida a utilização dos serviços de Cloud Pública, os dados recolhidos permitiram constatar que serviços como as comunicações unificadas (14% das organizações), o correio eletrónico (12%), aplicações de colaboração (11%), CRM (8%), gestão/criação de websites (8%) e desenvolvimento e teste de aplicações (7%) são os serviços de Cloud Pública com maior utilização nas organizações nacionais.
- Contudo a adoção dos serviços de Cloud Pública vai generalizar-se no interior das organizações nacionais nos próximos dois anos, assim como vai alargar-se o número de serviços utilizados. Soluções como correio eletrónico (35%), produtividade pessoal (26%), colaboração (24%), comunicações unificadas (19%), gestão/criação de websites (17%), desenvolvimento e teste de aplicações (15%), CRM (12%), contact center (11%), disaster recovery (10%), gestão de equipamentos móveis (10%) e capacidade de processamento e armazenamento (10%) serão aquelas que mais relevância irão ganhar nos próximos dois anos em Portugal.
- Paralelamente a adoção dos serviços públicos de Cloud Computing, verificou-se também neste estudo que, principalmente nas grandes organizações, há uma grande dinâmica no desenvolvimento de infraestruturas privadas de Cloud Computing e interesse na utilização de serviços privados de Cloud Computing em Hosting. Mais concretamente, em 2020 estas duas categorias serão responsáveis por 32% de todo o orçamento de TI das médias e grandes organizações portuguesas, quando em 2013 representavam menos de 15%.
- Em 2020 as três categorias de serviços de Cloud Computing (Cloud Pública, Cloud Privada e Cloud Privada em Hosting) irão representar mais de 40% do orçamento corporativo nas médias e grandes organizações portuguesas.

Este estudo tem como base o framework metodológico da IDC que combina informações de diversas fontes de informação em todo o mundo. De forma a atualizar o grau de maturidade e tendências do Cloud Computing em Portugal, a IDC lançou durantes os meses de Outubro e Novembro de 2014 um inquérito às grandes e médias organizações nacionais. Mais concretamente a IDC analisou uma amostra de 358 organizações, a partir de 3.657 organizações (2.500 selecionadas entre as maiores empresas por volume de negócios, incluindo instituições financeiras, e 1.067 organismos da Administração Pública).
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