A velocidade de Internet Móvel, que já era superior às disponíveis em ADSL, ultrapassa agora, pela primeira vez, as velocidades disponibilizadas actualmente pelos operadores de rede fixa de cabo em Portugal. Embora a Internet Móvel não atinja ainda as velocidades conseguidas com a fibra óptica, este lançamento da Vodafone é particularmente relevante por trazer para o móvel velocidades superiores às que a maioria dos portugueses experimenta no fixo.
O acesso à velocidade de 300Mbps é, de momento, exclusiva para os Clientes que possuam um dos dois equipamentos compatíveis que a Vodafone disponibiliza na sua oferta comercial (o smartphone Samsung Galaxy Alpha e o router Vodafone 4G B4000) e que se encontrem nas zonas de cobertura atuais do 4G+ (Lisboa e Porto). A expansão desta tecnologia a outras cidades do País ocorrerá progressivamente ao longo dos próximos meses.

A rede 4G+, também denominada por “LTE-Advanced”, assenta na utilização de largura de banda nas faixas de frequências assignadas à Vodafone nos 1800 MHz e 2600 MHz e utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar as velocidades de transmissão disponibilizadas.
Esta inovação tecnológica traz benefícios claros aos Clientes da Vodafone que utilizam os serviços de Internet Móvel (através de telemóvel, tablet e PC) já que estará disponível sem custos adicionais em todos os planos e pacotes de dados. A uma velocidade de 300Mbps, os utilizadores poderão, por exemplo, efectuar o download de um álbum de dez músicas em 1 segundo ou efectuar o download de um vídeo de 1GB em cerca de 27 segundos.
Um ano e meio depois, e um ano em termos de tecnologia é muito tempo, qual o ponto de situação da internet móvel em 4G+ / LTE Advanced ? Como decorreu a expansão anunciada? Há novos equipamentos com ligações a 300 Mbps ? Eu sei as respostas… Fica a ideia de muito marketing, muito buzz mas depois o cliente “normal” que viva numa qualquer cidade deste pequeno Portugal (sem ser as capitais de distrito, e mesmo aí) ainda mal consegue ter internet fixa de qualidade (fibra) ou pelo menos a preços competitivos e nem acesso a 3G de qualidade e sem traffic shaping tem quanto mais 4G ou em sonhos 4G+
Tem a sua graça reler artigos tão entusiasmantes para o futuro próximo mas que depois a realidade não confirma 😉 Faz pensar no novo buzz das TVs 4K mas depois na realidade não há conteúdos… Já o 3D é que era o futuro mas afinal parece que já não é…
Cumps.
Apenas marketing…4G + dá vontade de rir..