A dispersão geográfica e a cada vez maior mobilidade das equipas, determinou a decisão de gradualmente avançar para uma rede wireless com controle centralizado, baseado na Cloud. Facilitar a mobilidade e o acesso à informação em qualquer instalação da Somague pelos seus trabalhadores em qualquer parte do mundo, ao mesmo tempo que se controla o acesso indevido e se faz a gestão centralizada de tudo o que se está a passar, globalmente, foram pontos chave para a solução.
Segundo Fernando Moreira, Administrador de Sistemas da Somague, a tecnologia Meraki da Cisco, com os seus Access Points controlados a partir de um portal assente nos Datacenters da Cisco integrada com a estrutura de autenticação corporativa, permitiu ganhos de eficiência e segurança sem precedentes. Hoje é possível dar um acesso Wireless a um trabalhador e independentemente de onde ele se desloca, estando numa instalação da Somague ele vai ter acesso à rede corporativa com os recursos que lhe estão atribuídos. De igual forma conseguem perceber qualquer tentativa de intrusão remota e controlar que tipo de aplicações são usadas de forma a maximizar a largura de banda, normalmente escassa em pontos remotos.
A empresa parceira escolhida para esta implementação foi a Orbcom, empresa que integrou a solução Meraki com a infra-estrutura já existente. Segundo o CEO, Hélder Costa, este projecto foi um sucesso pelo carácter inovador que os equipamentos Meraki têm a nível de gestão centralizada e unificada a partir da Cloud, muito importante em cenários de dispersão geográfica.
Se gostaria de saber como é que a Orbcom pode também ajudar a sua empresa na gestão de redes Wireless clique aqui.
Comentários recentes