A ligação implementada cobre uma distância de 176km, sendo a mais longa ligação de rádio micro-ondas a 4Ghz com tecnologia IP, alguma vez implementada pela NEC sobre o mar. Anteriormente, a ligação à ilha do Príncipe estava suportada em tecnologia TDM, baseada apenas em canais de 2Mbps. A nova solução implementada pela NEC faz uso da tecnologia de Modulação Adaptativa (AMR), que permite uma transmissão estável mesmo em condições climatéricas adversas. Com isto, é possível atingir uma capacidade máxima de 560Mbps em condições climatéricas favoráveis, quase duplicando a largura de banda disponível para comunicação de dados, em relação à especificação inicial do projeto, que previa um mínimo de 300Mbps com uma modulação de 64QAM.
O desenho, planeamento e implementação de uma ligação com estas características, sobre o mar e para uma distância recorde, representa sempre um desafio, dada a necessidade de garantir os elevados níveis de desempenho e qualidade pelos quais a NEC é reconhecida no mercado. No entanto, tirando partido do avanço tecnológico dos seus equipamentos e da experiência acumulada pelos seus engenheiros ao longo de duas décadas de atividade, a NEC conseguiu responder a este desafio e estabelecer com sucesso esta ligação de grande capacidade entre as duas ilhas
João Paulo Fernandes, Diretor Geral de Vendas e Marketing da NEC Portugal
A NEC tem 20 anos de experiência no desenho, planeamento e implementação de projetos de micro-ondas em Portugal e em países de língua oficial Portuguesa, como Timor e agora São Tomé e Príncipe. A NEC implementou o projeto em apenas 5 semanas, utilizando o seu sistema de micro-ondas para ligações de longa distância, NEC DMR 5000iPS.
Comentários recentes