De acordo com a imprensa internacional o negócio consiste em transferir as operações de fabricação de Chips para a empresa GlobalFoundries. No domingo, a empresa anunciou que além desta nova alteração no negócio, esta segunda-feira anunciaria também os seus lucros trimestrais.
Ginni Rometty, CEO da empresa, está neste momento à procura de formas de aumentar a receita da empresa que tem diminuído ao longo dos anos. De forma a conseguir atingir esse objectivo, Rometty está a fazer transições para novas tecnologias e novos serviços e principalmente está a repensar políticas nos produtos menos rentáveis no negócio, como é o caso da produção de chips da empresa East Fishkill, sediada em Nova Iorque.
Já no verão a gigante americana tentou realizar este negócio com a GlobalFoundries, negócio que entretanto caiu por terra devido a questões financeiras. A IBM ofereceu nessa altura mil milhões de dólares no entanto a GlobalFoundries pretendia cerca de 2 mil milhões de dólares, segundo avança a Bloomberg.
No início do mês a gigante americana vendeu o seu negócio de servidores x86 pode 2,1 mil milhões de dólares à empresa chinesa Lenovo. Passando agora o seu negócio a girar em torno da arquitectura Power, conhecida por alimentar o supercomputador Watson.

Durante décadas a empresa construiu servidores Power-in-house, no entanto agora está a trabalhar em conjunto com outros fabricantes de modo a trazer a arquitectura chip para mais servidores.
Ano passado a empresa formou a OpenPower Foundation, fundação que tem como membros empresas como a Samsung, Google, Tyan e nVidia, de forma a promover o desenvolvimento de Software e Hardware baseado na tecnologia Power.
Caso este negócio seja concretizado, a IBM vai provavelmente mudar a fabricação de chips para Santa Clara, Califórnia. E o facto de a GlobalFoundries ter muitas fábricas em todo o mundo, como por exemplo Malta, Nova Iorque, entre outras localizações, poderá dar um grande crescimento aos chips e à receita da IBM. Com este acordo a gigante americana irá reduzir o grupo de Sistemas e Tecnologia, que é responsável pelo Hardware.
Quanto às receitas, a receita do segundo trimestre deste ano foi de cerca de 24,4 mil milhões de dólares, tendo sofrido uma queda de 2 por cento em comparação com o mesmo período do ano transacto.
De modo a subir a receita novamente, Rometty quer apostar em novos serviços, como serviços na nuvem, análise e armazenamento de grandes quantidades de dados, segurança e tecnologias móveis.
A empresa vai lançar os seus resultados à imprensa esta segunda-feira por volta das 07.00 ET e o anúncio dos detalhes do negócio está marcado para as 08.00 ET.
Por Hugo Sousa para EMPRESASHOJE.PT
Comentários recentes