Num evento que contou com um debate subordinado ao tema “Impulsionar a Competitividade e a Resiliência Económica através de I&D e Inovação: O Papel Estratégico das Agendas Mobilizadoras do PRR”, esta sessão serviu para mostrar aquilo que empresas, centros de investigação e instituições académicas desenvolveram ao longo do último ano a nível de novas tecnologias, soluções digitais, produtos e processos para construir um futuro mais inteligente, sustentável e centrado nas pessoas.
Um evento “transformador”, para vários dos oradores, que mostrou a “clara vantagem da relação entre instituições de ensino superior, empresas e entidades públicas, que se quer cada vez mais próxima” – palavras de João Veloso, Vice-reitor da Universidade de Aveiro (UA).
O projeto ILLIANCE é desde o primeiro momento um compromisso da Bosch, da Universidade de Aveiro e de todas as entidades e empresas que integram este consórcio para com a necessidade de encontrar soluções e produtos inovadores que contribuam para o processo de transição energética a que as empresas e sociedade em geral têm de responder com urgência.
Mudar a forma como construímos e habitamos é crucial para enfrentar as alterações climáticas. Com a Agenda ILLIANCE, Portugal dá um passo concreto rumo a um futuro mais verde e resiliente, provando que a inovação colaborativa é a chave para transformar desafios globais em oportunidades de desenvolvimento económico e social.
Explica Nelson Ferreira, responsável Internacional Indústria 4.0 na Bosch.

Assente nos pilares da saúde, conforto e sustentabilidade, a Agenda ILLIANCE aposta na industrialização de tecnologias inovadoras capazes de transformar o setor da climatização e que materializam a visão integrada de edifícios saudáveis, confortáveis e sustentáveis.
Nesta sessão que decorreu na Universidade de Aveiro, o Espaço Demonstrador Tecnológico foi um dos pontos em destaque, onde foi possível conhecer alguns dos produtos desenvolvidos no âmbito da Agenda, nomeadamente:
- Bombas de calor inovadoras e sustentáveis concebidas para maximizar a eficiência energética e reduzir a pegada de carbono em edifícios residenciais e comerciais. Estas tecnologias representam um passo gigante na descarbonização do aquecimento e arrefecimento;
- Caldeiras e esquentadores preparados para hidrogénio, que refletem a necessidade de responder à transição energética com flexibilidade, garantindo a compatibilidade com as futuras redes energéticas e abrindo caminho para um futuro mais sustentável;
- Esquentadores elétricos inovadores e com design otimizado e funcionalidades inteligentes, que representam soluções de aquecimento de água quentes sanitárias compactas e flexíveis;
- Realidade aumentada na manutenção de produtos, que visa demonstrar como esta tecnologia permite intervenções mais rápidas, precisas e eficientes, otimizando o tempo dos técnicos e garantindo a longevidade dos equipamentos;
- Soluções construtivas que privilegiam a circularidade, através da incorporação de resíduos, melhoraram o desempenho térmico dos edifícios e contribuem para a saúde e o bem-estar dos utilizadores dos edifícios. Soluções desenvolvidas no âmbito da Agenda ILLIANCE, fruto da colaboração da UA com a OLI, Revigrés, entre outros copromotores.
Nota ainda para o facto de algumas destas soluções serem impulsionadas por algoritmos de inteligência artificial inovadores, também eles desenvolvidos pela Universidade de Aveiro em colaboração com a Bosch no âmbito do ILLIANCE.
Estes algoritmos otimizam o desempenho dos equipamentos, preveem necessidades de manutenção, personalizam a experiência do utilizador e garantem a máxima eficiência energética, solidificando os resultados da agenda na vanguarda da inovação.
Com foco na eletrificação, hidrogénio, armazenamento e gestão de energia, e economia circular, a Agenda ILLIANCE é composta por 29 entidades a nível nacional, num consórcio liderado pela Bosch e pela UA na vertente científica, totalizando um investimento de 116 milhões de euros apoiado pelo PRR em 56,7 milhões de euros, para o desenvolvimento de produtos que visam o aumento do conforto da construção e a redução do impacto ambiental.
A Agenda ILLIANCE mostra que a sustentabilidade vai ser a nova norma na habitação. Os equipamentos desenvolvidos têm potencial para se tornar padrão na construção, em Portugal e no exterior.
A incorporação destas soluções na construção modular, em forte crescimento, permitirá acelerar prazos, reduzir custos e elevar a qualidade e eficiência dos edifícios. Em suma, a ILLIANCE está a criar as bases para uma nova geração de habitação moderna, sustentável e competitiva.
Disse Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que marcou presença na mesa-redonda.
Até ao momento, estão registadas mais de 130 publicações Técnico-Científicas, resultado do conhecimento gerado pelos projetos que integram esta Agenda, e o número de novas contratações no âmbito do ILLIANCE é superior a 300.
A Agenda ILLIANCE apresenta uma avaliação extremamente positiva, uma Agenda que está a gerar resultados visíveis e promissores para a economia nacional. A Sessão pública a que assistimos enfatiza que foi um evento representativo do espírito de complementaridade e colaboração entre diversas entidades, incluindo empresas, o setor académico e organizações científico-tecnológicas.
Esta sinergia é vista como crucial para impulsionar a competitividade a nível nacional, que é o objetivo central destas Agendas dinamizadoras ou mobilizadoras. A intervenção sublinha, pois, o valor das parcerias para alcançar um objetivo económico mais vasto.
Sublinha Carla Santos, Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI.
Comentários recentes