A Honda realizou hoje a estreia mundial do modelo de produção CR-V e:FCEV, um novo veículo elétrico fuel cell a hidrogénio (FCEV), que deverá estar à venda no Japão e nos EUA este verão. O veículo foi revelado na feira H2 & FC Expo em Tóquio, Japão.
Honda revela em estreia mundial o CR-V e:FCEV: um novo SUV elétrico plug-in com pilha de hidrogénio
O CR-V e:FCEV será exibido na H2 & FC EXPO – The 21st International Hydrogen & Fuel Cell Expo – que terá lugar de quarta-feira, 28 de fevereiro, a sexta-feira, 1 de março de 2024, no Tokyo Big Sight, Japão.
Com a introdução do CR-V e:FCEV, a Honda será o primeiro construtor automóvel japonês (Pesquisa interna da Honda em fevereiro de 2024) a lançar um modelo FCEV com a função de carregamento “plug-in” que permite o carregamento da bateria de bordo a partir de uma fonte de energia externa.
Sem comprometer as vantagens de um FCEV, como a longa autonomia de condução e o curto tempo de reabastecimento de hidrogénio, a adição de uma função de carregamento plug-in para carregar a bateria em casa e/ou em viagem aumenta a conveniência dos FCEVs.
Espera-se que o CR-V e:FCEV ofereça mais de 600 km (372 milhas) de autonomia com um depósito cheio de hidrogénio, com uma autonomia adicional de mais de 60 km (37 milhas) medida pelo Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos Ligeiros (WLTP). O CR-V e:FCEV será equipado com o sistema fuel cell codesenvolvido pela Honda e pela General Motors (GM) e produzido pela sua empresa de joint-venture, Fuel Cell System Manufacturing, LLC (no Michigan, EUA).
O veículo será produzido no Performance Manufacturing Centre da Honda (no Ohio, EUA) e exportado para o Japão. Após a introdução no Japão, as vendas na América do Norte estão programadas para começar antes do final de 2024.
A Honda estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades empresariais até 2050 e “impacto ambiental zero” ao longo de todo o ciclo de vida do produto, incluindo o produto e todas as atividades empresariais. Para este fim, a Honda está a concentrar-se nos seguintes “três pilares”: “neutralidade de carbono”, “energia limpa” e “circulação de recursos”.
No âmbito destas iniciativas, a Honda posiciona o hidrogénio como um dos vetores de energia de elevado potencial, juntamente com a eletricidade, e tem vindo a prosseguir a investigação e o desenvolvimento de tecnologias de hidrogénio, incluindo os FCEV, há mais de 30 anos.
Principais características do CR-V e:FCEV
Grande conceito: “E-Life Generator”
O CR-V e:FCEV foi desenvolvido como um FCEV prático para os clientes, combinando o desempenho de condução robusto e a funcionalidade de um SUV com um curto tempo de reabastecimento de hidrogénio, aproximadamente 3 minutos, para uma condução de longa distância sem stress. A funcionalidade de carregamento na tomada oferece aos utilizadores a comodidade de um EV para a condução diária.
Além do fornecimento de energia através de um dispositivo externo, o utilizador também pode utilizar a eletricidade do CR-V e:FCEV mais facilmente através de um conetor de saída de energia dedicado que se liga à porta de carregamento normal do veículo. Estas características de saída de energia externa irão proporcionar aos clientes maior conveniência e tranquilidade numa vasta gama de situações em que o fornecimento de eletricidade é necessário para atividades diárias e recreativas, bem como durante falhas de energia.
Packaging
O CR-V e:FCEV apresenta um habitáculo tão espaçoso como o do modelo base do CR-V. No que diz respeito ao espaço de carga, a equipa de desenvolvimento adotou a ideia de tirar partido da forma saliente do depósito de hidrogénio para criar um espaço de carga de dois níveis utilizando uma placa flexível, com um espaço de bagagem plano e amplo e um nível de arrumação superior para facilitar a organização de itens mais pequenos.
Design
Enquanto herda o estilo desportivo e altamente funcional das sucessivas gerações de modelos CR-V, o CR-V e:FCEV apresenta um design exterior que expressa uma aparência inteligente e dinâmica exclusiva dos FCEV, com base nas palavras-chave “limpo”, “robusto” e “icónico”.
Quanto ao design interior, sem comprometer a elevada qualidade e robustez do interior do SUV, o CR-V e:FCEV oferece um estilo único para um FCEV amigo do utilizador e ambientalmente responsável, incluindo a utilização de pele sintética de base biológica nos bancos.
Sistema fuel cell
O CR-V e:FCEV está equipado com um sistema fuel cell desenvolvido em conjunto com a GM. Em comparação com o sistema de células de combustível do Honda Clarity Fuel Cell de 2019, o custo global do novo sistema foi reduzido em dois terços através de uma redução na quantidade de platina utilizada e no número de células, bem como dos efeitos positivos do aumento da produção.
A durabilidade do sistema duplicou e a resistência a baixas temperaturas aumentou significativamente em comparação com o sistema anterior.
Além disso, os componentes da unidade de propulsão, centrados no sistema de células de combustível, foram integrados para criar uma unidade de propulsão compacta e leve, que também contribuiu para a redução de custos e para a melhoria do desempenho da segurança passiva, permitindo a utilização do suporte do motor original do modelo CR-V de base.
Adicionalmente, em comparação com o Honda Clarity Fuel Cell, a vibração e o ruído foram significativamente reduzidos, melhorando consideravelmente a qualidade
da experiência de condução.
Funções de carregamento e saídas
Para o conetor de carregamento/saída de corrente alternada (CA) do CR-V e:FCEV, foi adotada a norma SAE J1772, a norma de carregamento de nível 2 no Japão e nos EUA, que permite aos utilizadores ligar o CR-V e: FCEV a uma tomada elétrica CA doméstica para um carregamento conveniente da bateria.
Além disso, o CR-V e:FCEV possui uma função de saída externa de eletricidade CA até um máximo de 1500 W, ligando o Honda Power Supply Connector, um conetor de carregamento externo CA, a uma porta de carregamento normal do veículo. Isto permite que o CR-V e:FCEV funcione como uma fonte de energia durante falhas de energia, bem como para atividades recreativas ao ar livre.
A versão japonesa do CR-V e:FCEV está equipada com um conetor de saída de corrente contínua (DC) baseado na norma CHAdeMO. Ao ligar o conetor de saída localizado no compartimento de carga a um dispositivo portátil de saída de energia externa, como o Power Exporter e:6000 ou o Power Exporter 9000, o CR-V e:FCEV pode obter energia externa de alto rendimento e servir como fonte de energia em caso de emergência e/ou num evento ao ar livre.
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