A aplicação é denominada de Projecto Squared e promete trazer às empresas uma nova forma de colaboração, de trocar mensagens e até mesmo de comunicar. No entanto este é já um mercado muito competitivo, onde podemos encontrar aplicações como por exemplo a Cotap que permite o envio de mensagens e é direccionado para o sector empresarial, o Quip que permite o processamento de texto e de folhas de cálculo, o SmartSheet que permite a gestão de tarefas, entre muitos outros, mas questão é, como é que o Projecto Squared vai superar essas aplicações, o que terá esta aplicação que as outras não tenham?
“Cisco parece estar a ser influenciada por esta tendência e, como outras concorrentes no sector das mensagens móveis a nível empresarial, podendo fazer com que força de trabalho seja mais ágil, responder mais rapidamente à mudança, e reduzir um pouco o atrito que vem junto com soluções formais e mais estruturadas.Este mercado ainda está em desenvolvimento e existe ainda muito espaço para a concorrência.”
Adam Preset, Analista da Gartner
Na próxima segunda-feira, na Cisco Collaboration Summit será apresentada a primeira versão beta da aplicação, aplicação que estará disponível para iOS, para Android, Mac OS e como é óbvio para todos os utilizadores que pretendam experimentar, uma vez que a empresa está a disponibilizar uma versão web, que poderá ser utilizada a partir de qualquer navegador, como por exemplo Firefox, Chrome, Safari, entre outros. Permitindo aos utilizadores desta forma utilizar funcionalidades como troca de mensagens de texto, vídeo e áudio, realizar reuniões e até mesmo partilhar conteúdos.
Com este projecto a Cisco quer trazer ao sector empresarial uma ferramenta tão familiar e tão amigável como as que os utilizadores utilizam no seu dia-a-dia.
“Fabricantes como a Cisco, estão a tomar medidas para replicar a simplicidade e usabilidade desses aplicativos sem ter que comprometer em requisitos de negócios, tais como segurança e capacidade de gerenciamento. O Projeto Squared da Cisco é um exemplo disso.”
Tim Banting, Analista da Current Analysis
Este projecto com certeza irá fazer parte de muitos trabalhadores do ramo da TI, uma vez que é totalmente gratuito e permite criar salas para as equipas de trabalho, salas onde os intervenientes poderão interagir de variadas formas, quer seja via texto, áudio ou imagem e permite ainda a partilha de conteúdos, conteúdos estes que ficam armazenados na nuvem e que são seguros através de uma criptografia que a empresa denomina de ponta-a-ponta.
Embora a empresa já possua alguns serviços de colaboração, como por exemplo chamadas de voz, videoconferências, Voip, reuniões on-line, entre muitas outras, esta é uma forma da Cisco complementar e melhorar todas estas ferramentas, levando o utilizar a por usá-las onde quer que esteja e com qualquer dispositivo, seja no seu dispositivo móvel seja na web.
A nível de integração, esta aplicação integra-se neste momento com aplicações de calendário de terceiros, como é o caso do Active Directory da Microsoft e com o serviço de armazenamento e partilha de conteúdo na nuvem Box. Sendo que todos os intervenientes presentes numa sala criada através da aplicação poderão ter acesso a ficheiros presentes no serviço Box sem existir a necessidade de os descarregar para os seus próprios equipamentos. Desta forma, este é apenas o primeiro passo, pois com certeza num futuro próximo poderemos contar também com a integração deste serviço com o Dropbox, Google Drive, One Drive, Google Apps, Office 365 e muitas outras ferramentas colaborativas.
Segundo a empresa, a aplicação terá dois tipos de pacotes, o pacote gratuito que irá contar com todas estas funcionalidades e com um pacote pago, cujas funcionalidades ainda não foram anunciadas, sendo que a versão final está a ser agendada pela empresa para o segundo semestre do próximo ano.
Por Hugo Sousa para o EMPRESASHOJE.PT
Comentários recentes