The Booster, empresa dedicada à comercialização de jump starters, apresentou algumas dicas para rentabilizar a bateria de um carro.
Sendo a bateria um dos componentes mais importantes para o funcionamento de uma viatura, a mesma exige cuidados especiais e regulares. Apesar da duração estimada ser compreendida entre dois a cinco anos, uma manutenção preventiva pode prolongar a sua durabilidade.
A The Booster selecionou algumas dicas fundamentais para os automobilistas:
- 1) Utilize sempre peças originais da marca para que a corrente stand by não descarregue o acumulador;
- 2) Conduza regularmente. Os condutores que usem o carro com menos frequência ou que tenham de deixar de o usar durante um periodo maior
- de tempo deverão desligar os terminais dos cabos das baterias, a fim de evitar a descarga da bateria;
- 3) Verificar periodicamente a bateria do veículo, de preferência mensalmente. Para evitar a corrosão, os terminais da bateria devem estar sempre limpos;
- 4) Não ligar o carro com os faróis acessos;
- 5) Invista num jump starter de boa qualidade;
É fundamental realçar a importância de um jump starter para a durabilidade da bateria automóvel. Ao utilizar uma bateria portátil de baixa qualidade pode estar a causar danos irreparáveis ao seu automóvel. Esta será ainda uma das formas de poupar tempo e dinheiro, seja em reparações ou em deslocações para o trabalho quando o carro está na oficina.
A empresa anunciou recentemente o Booster TB-01, o primeiro modelo de uma grande gama que será lançada. O equipamento ajuda a ligar automóveis, barcos, motociclos, bem como carregar smartphones, leitores de música ou consolas de jogos portáteis.
Desligar os cabos da bateria pode ter efeitos colaterais para o carro, no entanto. Há veículos nos quais não se aconselha desligar a energia devido à possível desconfiguração da electrónica. Foi-me dito por um mecânico. Neste caso, o melhor mesmo é manter a bateria sempre completamente carregada, utilizando um carregador de manutenção (de qualidade). Isto evita sulfatação das placas de chumbo, que acontece com a descarga da bateria, e caso a bateria esteja num estado inferior a 95% de carga durante algum tempo, pode ocorrer cristalização e será mais difícil a recuperação da capacidade inicial (impossível na realidade). Manter a bateria sempre carregada é a melhor solução, quer seja no dia a dia, quer seja para armazenamento.